sábado, 2 de dezembro de 2017

Somos Mancos Espirituais

João 5


. As Escrituras afirmam que havia um homem era enfermo por 38 anos e estava próximo a este tanque pois por crendice popular acreditava-se que o anjo moveria as águas para cura de qualquer enfermidade. A esperança deste homem era baseada em um achismo vazio do boca a boca do povo e quantas vezes dentro da igreja vivemos desta forma, a partir de conhecimentos vagos e sem base, ditos por outros em crendices Evagélico-gospel? Somos tão enfermos na fé como este homem, tão incapazes quanto ele, nossa vida cristã se torna estagnada e carente de ajuda tanto quanto ele. Somos continuamente carregados de um lado ao outro pelo simples fato de termos nosso coração e mente envolvidos por crendices sem base.
Como nos livrar disto? Ai vem a pergunta de Cristo:" Queres ficar são?" E qual seria a nossa resposta? exatamente igual a do enfermo, terceirizaríamos a ação da mudança "...não tenho ninguém que me ponha no tanque...", ou seja, o "pastor não ensina, não consigo ir a igreja, não entendo a Bíblia, vejo pregações na tv, vejo DVD's..."
Mas as Palavras do Senhor são; "Levanta-te, toma o teu leito e anda." Isto que é a palavra para nós, devemos nos levantar, carregar em mãos que fomos regenerados pela obra da cruz e andar, seguir , prosseguir na fé e frutificar. Mas quando foi a ultima vez que Cristo falou comigo pela sua Palavra? Quando foi a ultima fez que estive em intimidade com o Senhor? Ele nos fala todos os dias pela Sua Palavra que está a nossa disposição.
Mancos até quando?
Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;
4 Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;

Efésios 1:4



Ele já nos abençoou para que sejamos santos e irrepreensíveis, temos a promessa e basta que não sejamos soberbos mas nos inclinemos e submetamos a Cristo!


Questões culturais


Tanque de Betesda.


O nome Betesda (ou Bethesda) é a forma grega do termo aramaico bet hasda’, que significa “casa de misericórdia“. Entretanto, variantes textuais lançam certa dificuldade na exata determinação do termo que dá nome ao tanque.
Na verdade, o nome Betzata (ou Bethzatha) possui maior comprovação textual, isso porque o Códice Sinaiticus (um importante manuscrito do Novo Testamento), Eusébio e um outro manuscrito grego mais posterior trazem o nome Betzata ao invés de Betesda. Vale também ressaltar que este nome foi incluído em recentes edições dos textos gregos.


Betzata, segundo o historiador Flávio Josefo, era o nome do bairro norte de Jerusalém, e em aramaico significa algo como “casa da oliveira”. Alguns comentaristas sugerem que, de fato, o nome do lugar seria Betzata, porém popularmente era conhecido como Betesda, talvez em referência a tradição acerca das curas que envolvia o local.
O Tanque de  Betesda/Asclépio (filial de Jerusalém) foi, provavelmente, uma parte da Helenização de Jerusalém juntamente com vários outros projetos importantes, tais como o teatro Romano, complexo Romano esportivo,  banhos Romanos e  Fortaleza Romana Antônia (perto do tanque).

Nesse caso, o tanque de Betesda (casa da misericórdia em Hebraico) não tem que ser absolutamente um local Judeu, mas antes uma instalação Grega afiliada a Asclépio. É muito importante notar que nesta cura particular Jesus não ordena a quem ele curou para se lavar no tanque (tanque de Betesda), enquanto ele deu  uma ordem direta para ir e se lavar no tanque de Siloé, quando se trata de cura do homem cego (João 9:6-7). Portanto, parece que enquanto o tanque de Betesda era um lugar pagão (Asclépio), o tanque de Siloé estava ligado ao Templo de Jerusalém. Claro, Jerusalém era o centro para os Judeus religiosos nos dias de Jesus, mas também era um quartel para os ideais Helenizados  na Judéia, que estava sob estrito controle Romano com a Fortaleza Antônia  dominando a extremidade noroeste do Monte do Templo.



credito da fonte historica: blog.israelbiblicalstudies.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

A maior prova do amor é a verdade!

A verdade Bíblica é o pleno exercício do amor, do verdadeiro amor e não do pseudo-sentimento de hollywood que deixa tamanha multidão de p...