domingo, 24 de dezembro de 2017

João 11 - Jesus e Lázaro


Sobre Joao Cap. 11





Logo no inicio do capítulo vemos que os irmãos Lázaro, Maria e Marta referencia na aldeia de Betânia e que Maria ficou conhecida por sua atitude de ter ungido o Senhor com unguentos e enxugado os pés de Cristo com seus cabelos. Cristo e seus discípulos estavam em Jerusalém.

 

Mas neste trecho vemos que Lazaro está enfermo e Lazaro era amado por Cristo e isto era notório, talvez pelo próprio Cristo tê-lo dito quem sabe..., mas as Escrituras afirmam que Jesus amava os três.

E assim como cego de Siloé, Jesus repete suas palavras: “Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.” Como todas as outras obras de Cristo, devemos aprender que todas elas são para a Gloria de Deus.



Jesus ficou mais dois dias ainda e era sabido que na região da Judéia os fariseus queriam apedrejar a Cristo mas mesmo assim Ele decide voltar pois sabia que Lázaro dormia e que Ele iria despertá-lo. A Distancia em linha reta de Betânia a Jerusalém era cerca de 3km mas o trajeto a pé era em torno de 24,5km.



No caminho de chegada de Jesus a Betânia, Marta saiu ao encontro do Mestre e Cristo diz no versículo 23 que Lazaro haveria de ressuscitar e   no versículo 24 vemos que ela era atenta e cria piamente que Jesus era o próprio Deus, observe: “Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia.

No verso 32 mais uma vez observamos tanto a fé como a compreensão da divindade de Cristo por parte agora de Maria:” Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.

Após estas palavras vemos então a humanidade de Cristo, mais um belo trecho da Palavra de Deus: “Jesus pois, quando a viu chorar, e também chorando os judeus que com ela vinham, moveu-se muito em espírito, e perturbou-se.
E disse: Onde o pusestes? Disseram-lhe: Senhor, vem e vê.
Jesus chorou.
Disseram, pois, os judeus: Vede como o amava.


E logo em seguida, e contraste com tamanha humanidade e santidade, vemos o povo dar um lição de carnalidade ao dizer: “Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer também com que este não morresse?Pronto, Jesus agora é o fazedor de milagres particular do povo, um “personal-miracle worker



Nos versos de 40 a 42 quando Cristo processo o milagre, vemos a todo momento que tudo, tudo é com a ciência de Deus e para a Gloria Dele.




Após o milagre, alguns foram ter com os fariseus para contar o feito de Jesus e vemos um pronunciamento profético da parte de Caifás:

Nem considerais que nos convém que um homem morra pelo povo, e que não pereça toda a nação.
Ora ele não disse isto de si mesmo, mas, sendo o sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus devia morrer pela nação.
E não somente pela nação, mas também para reunir em um corpo os filhos de Deus que andavam dispersos.
João 11:50-52



De Betânia, Jesus se retira para Efraim, no deserto, para não se manifestar mais entre os judeus.



E o capítulo termina com uma ordem de busca e apreensão de Jesus por parte dos fariseus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

A maior prova do amor é a verdade!

A verdade Bíblica é o pleno exercício do amor, do verdadeiro amor e não do pseudo-sentimento de hollywood que deixa tamanha multidão de p...