segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

A queda do homem, como entender a nossa verdadeira natureza.


A Queda do Homem



Sem duvidas um dos temas mais importantes da Bíblia e um dos mais negligenciados. A Doutrina da hamartologia é a das mais esquecidas na educação eclesiástica. Como podemos entender  Santidade de Deus se não sabemos como o pecado o agride? Como entender nossos conflitos se não tivermos a noção do poder da carne? Como viver em santidade sem ter o conhecimento do pecado e suas consequências Assim sendo, vamos abordar a queda do homem para entendermos nosso dia a dia, o mundo, nossas inclinações e nossos conflitos e principalmente avaliarmos nosso entendimento de Deus e nossa pratica cristã.



Após a criação do mundo e de  tudo que nele há, o Senhor Deus formou o homem o pó da terra, então plantou o Senhor Deus um jardim no Éden e pôs ali o homem que acabara de criar. A Arvore da Vida e a árvore do conhecimento do bem o do mal estavam no meio do jardim.

Homem foi criado para lavrar e guardar o jardim do Eden, um mordomo da criação de Deus. E das duas arvores centrais do jardim, Deus ordenou que apenas de uma delas o homem não comesse: a arvore do conhecimento do bem e do mal. Deus sempre nos orienta a escolhermos a vida a escolha da vida está automaticamente seguindo e obedecendo suas orientações. Notemos que essa orientação foi dada apenas a Adão, já que a mulher (isshah) ainda não tinha sido criada.

Deus viu que não era bom que adão ficasse só, notemos que até agora tudo que Deus criará a Biblia mostra que “era bom” e neste trecho vemos que o homem ficar só não ´´e bom e como Deus procedeu em relação a isso? Estabeleceu que a mulher seria uma ajudadora idônea e que o modo dessa relação deveria ser que o homem largaria pai e mãe (lembrando que neste momento só havia Adão e sua mulher) e apegar-se-ia a sua mulher e ambos seriam uma só carne, logo a relação de plenitude em homens e mulheres só acontece dentro do casamento, de modo monogâmico e heterossexual. E neste momento a Biblia nos revela que mesmo estando nus eles não se envergonhavam, ou seja, a relação sexual e a sexualidade seguindo os padrões de Deus não nos são motivo de vergonha.



Com toda certeza a mulher foi informada por Adão sobre a única orientação de Deus para que se não comesse da arvore do conhecimento do bem e do mal. E observamos a aproximação da serpente ela lança mão de uma de suas maiores armas, a dúvida, e pergunta: É assim que Deus disse – não comerei de TODA arvore do jardim? Com esta pergunta a serpente tina varias intenções: saber se a mulher tinha conhecimento exato da ordenança de Deus,, queria por em duvida as falas do Senhor, queria questionar oo valor da ordenança dando-lhe um caráter mais pesado e restritivo da liberdade, fato este que observamos da mesma forma em nossos dias onde o mundo insiste em dizer que viver a Palavra de Deus é uma perda de liberdade e regras pesadas demais nos impedindo de sermos felizes. E o mais grave que a serpente faz e é o fato que convence a mulher a desobedecer é quando a ela diz: “Certamente não morrereis”, com essa frase a serpente ilude a mulher sobre as consequências da desobediência, dissociando o pecado de sua consequência e da mesma forma que hoje não ensinamos sobre isso nas igrejas cometemos o mesmo erro pois o povo de Deus não tem compreensão da gravidade do pecado e de suas consequências.

Após a mulher comer o fruto , ainda deu pro seu marido que mesmo tendo orientado ela fez o contrario da sua orientação. A liderança masculina neste momento é afetada, homem deixa de ser o sacerdote de Deus para divulgar e defender a execução da vontade do Senhor e se rende ao pecado independente da desculpa ou situação existente.

E logo após comerem seus olhos abriram e viram que estavam nus, ou seja , se cobriram de vergonha, a desobediência a Deus causa vergonha, vemos que eles se esconderam, o pecado causa isso, o pecado impede a comunhão com Deus, o pecado promove uma vida solitária e longe de Deus. Aqui vemos a queda total do homem, não que o homem não tenha a capacidade de fazer o bem mas a partir de agora ele é incapaz de não fazer o mal.

Deus chama adão e à chama a sua mulher, pois foi a Adão que foi dada a ordem e a responsabilidade de cuidar para que fosse executada e preservada. E Adão tratou logo de culpabilizar a “mulher dada pelo Senhor”, a mulher foi indagada e culpabilizou a serpente que a enganou. A mulher foi enganada e Adão foi responsabilizado, mas toda a humanidade caiu.



Satanás trabalha sempre com o mesmo modus operantes:

1-      Duvida

2-      Cobiça

3-      Soberba

4-      Desobediência

E todos nós estamos propensos a sermos tentados da mesma forma pois todos nós temos a mesma natureza caída em Adão.



No Principio tínhamos o ambiente perfeito, Eden, com o gestor perfeito , Senhor Deus. Após a queda passamos a ter, ambiente corrompida, Terra, e o gestor da natureza do mal, Satanás.

Mas temos a promessa da redenção no mesmo texto e hoje temos nosso Redentor que é Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

A maior prova do amor é a verdade!

A verdade Bíblica é o pleno exercício do amor, do verdadeiro amor e não do pseudo-sentimento de hollywood que deixa tamanha multidão de p...