Logo no início do texto
vemos o quão supersticioso somos, os discípulos perguntam ao Mestre quem teria
pecado no caso do cego de nascença, se teriam sido os pais ou a própria pessoa.
E assim o Mestre diz que nem um nem outro, mas tinha sido assim para que se
manifestasse a Gloria de Deus nessa situação.
Logo após isto Jesus
ratifica que Deus o enviou e em um paralelo com o caso do cego, Cristo diz que
é a Luz do mundo. Logo após isto se aproximou do cego (já que vemos que ele untou
saliva com terra nos olhos dele), não há relato de conversa previa de
aproximação e diz: Vai, lava-te no
tanque de Siloé, interessante que em relação ao tanque de Betesda, Cristo não
orienta o manco a se lavar no tanque, mas aqui neste caso o cego se lavou neste
tanque de Siloé.
Mais uma vez um milagre de
Cristo realizado num sábado, mais uma orientação sobre o valor da obra de fé em
contraste com ritos e tradições religiosas ou a frieza da palavra de Lei. E por
esse motivo mais uma vez os fariseus desqualificaram a obra de Cristo já que
não guardava tais tradições e tentaram também desqualificar o milagre avaliando
se o cego era realmente era cego.
Vemos também a pressão
social exercida pelos fariseus com o povo pois ameaçavam expulsar da sinagoga
todos aqueles que confessassem que Jesus era o Cristo, isso geraria um baque
muito grande já que a pessoa perderia toda sua aceitação na sociedade daquela época.
Dos versículos 29 a 33 vemos
praticamente uma pregação feita pelo cego onde ele testifica tanto da obra
feita pelo Cristo como de sua origem divina, um cego e mendigo dando uma aula
de teologia para fariseus, só que realmente enxerga as coisas do ponto de vista
espiritual é capaz de um feito deste.
Pra mim o auge do capitulo 9
é o versículo 39
E disse-lhe
Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os
que vêem sejam cegos.
Esse trecho revela o caráter
de Cristo como a Luz do mundo, sua missão de trazer juízo, e sua ora de nos
curar da cegueira. Grandioso texto!!
Sugestões de texto: Jo 5:22,
1 Pe 3:15 e Hb 10:26
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