Essek William Kenyon (nascido em 24 de abril de 1867, falecido em 19 de março de 1948) foi um pastor norte americano da Igreja Batista Nova Aliança,[1] evangelista e escritor. Seus livros tiveram grande influência sobre Kenneth E. Hagin, fundador do Movimento Palavra de Fé, sendo uma inspiração ideológica para o referido Movimento que culminou nas evoluções filosóficas dos neopentecostais. Também inspirou Don Gossett, autor de diversas obras, e ainda nos tempos modernos seus livros e idéias são muito difundidas fora do movimento pentecostal. E. W. Kenyon teria sido o primeiro autor a publicar sobre o que se tornou a Teologia da Prosperidade.
A confissão positiva penetrou nas igrejas através de um homem chamado Essek William Kenyon. Este homem, pregou o seu primeiro sermão na igreja Metodista aos 19 anos. Em 1892 foi morar em Boston, onde freqüentou várias escolas, inclusive a Faculdade de Emerson de oratória, fundada por Charles Emerson. O problema está em que Emerson converteu-se à seita chamada Ciência Cristã. Kenyon foi influenciado pelas idéias da confissão positiva, que por ele foram adaptadas para o evangelho, chegando ao cúmulo de afirmar que nos ensinos de Mary Baker Eddy (fundadora da seita Ciência Cristã) havia muitas coisas a serem aproveitadas.
Kenyon divulgava o pensamento positivo em suas campanhas evangelísticas, que na verdade disseminavam as suas heresias. Foi convidado muitas vezes por Aimee Semple McPherson para pregar no Angelus Temple, em Los Angeles, sede da denominação da Igreja do Evangelho Quadrangular. Em 1931 fundou a Igreja Batista Nova Aliança e iniciou um programa de rádio, sendo um dos pioneiros neste tipo de trabalho. Kenyon faleceu aos 80 anos deixando um farto material que seria usado logo depois para embasar um movimento que seria um câncer dentro das igrejas evangélicas.
Um norueguês de nome Geir Lie, entrou na polêmica quando publicou sua tese de Mestrado em 1994 que acabou por ser lançado com o título EW Kenyon: Ministro Evangélico ou Fundador de Culto? Lie argumentou que a doutrina de Kenyon era de acordo com ensinamento sobre Santidade, e as influências de John Wesley, mas poderia ter sido influenciado por um certo grau de metafísica cultual.[4]
Possivelmente o argumento mais acadêmico foi trazido em 1997 pelo Dr. Dale H. Simmons, um colega de McConnell's na Oral Roberts University no início de 1980. A investigação de Simmons indicou que Kenyon sofreu influência tanto de Higher Life Movement (Movimento de Vida Superior), do final dos anos 1800 e com raízes em John Wesley, e do culto do Movimento Novo Pensamento. Simmons argumenta que Kenyon poderia ter tido conhecimento do grau de semelhança entre ambos os sistemas.
Em 1998, o primeiro livro pro Kenyon foi publicado por um pastor do Movimento Palavra de Fé, Joe McIntyre. O livro de McIntyre, EW Kenyon: A True Story, negou qualquer influência com o Movimento Novo Pensamento ou qualquer culto não hortodoxo.
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