segunda-feira, 2 de abril de 2018

Ciencia Cristã - Mary Baker Eddy


Mary Baker Eddy






Mary Baker Eddy (1821–1910) considerava-se uma pioneira espiritual, cujo trabalho abrangia as disciplinas da ciência, teologia e medicina.

Tendo estudado a Bíblia por toda sua vida, ela teve uma profunda inspiração em 1866, quando vivenciou uma impressionante recuperação de um grave acidente, depois de ler sobre as curas realizadas por Jesus. A partir desse momento crucial, ela procurou compreender como havia sido curada. Voltou-se à Bíblia e à oração em busca de respostas. Ficou claro para ela que a cura espiritual fundamentava-se em leis divinas, que emanavam de Deus, o Espírito, e que essas leis poderiam ser aplicadas por qualquer pessoa para curar toda forma de pecado e sofrimento humano.

Partindo dessa perspectiva, a cura espiritual não é um milagre, mas sim o efeito da compreensão da onipotência e do amor de Deus, os quais permanecem tão reais e demonstráveis hoje como na época da Bíblia. Nas quatro décadas seguintes, Mary Baker Eddy dedicou-se a praticar, ensinar e compartilhar essa sanadora Ciência do Cristianismo.

Ao se tornar conhecida como sanadora cristã, passou a ser frequentemente chamada para curar casos dos quais os médicos já haviam desistido. Certa vez, ela chegou ao leito de uma paciente que, segundo um notável médico, estava morrendo de pneumonia. A Sra. Eddy escreveu: “Ao vê-la restabelecida de imediato por mim, sem o uso de recursos materiais, ele [o médico] me perguntou com interesse se eu tinha algum escrito que descrevesse meu sistema de cura [...] ele encorajou-me a escrever um livro que explicasse ao mundo meu sistema metafísico de cura” (The First Church of Christ, Scientist, and Miscellany, p. 105).

Na época, ela já estava fazendo anotações que resultariam em sua obra principal, o livro Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, o qual contém a explicação completa da Ciência Cristã e sua fundamentação bíblica da cura espiritual. Há mais de um século, os leitores vêm relatando como a leitura e o estudo desse livro propiciam um senso espiritual da Bíblia e da nossa imutável relação com Deus. E contam que essas novas ideias resultam em cura física e regeneração moral, transformando a vida deles.





O ensinamento central do Novo Pensamento foi que o pensamento evolui e desabrocha, e nosso pensamento cria e modifica nossa experiência nesse mundo. O movimento coloca bastante ênfase no pensamento positivo, na auto-afirmação, na meditação e na oração. As igrejas do Novo Pensamento costumam evitar pronunciamentos dogmáticos sobre a vida após a morte e outras questões teológicas.



As igrejas do Novo Pensamento são com frequência confundidas com parte do movimento New Age. As crenças do Novo Pensamento são de muito antes do pensamento New Age, quase por um século. As igrejas do Novo Pensamento não tem nada em comum com as crenças New Age, além disso. A mentalidade do Novo Pensamento é de manter o pensamento em evolução, não deixá-lo estático, estagnado. A humanidade está cada vez mais absorvendo mais conhecimento, e é lógico que as crenças girem em volta desse conhecimento.



"Novo Pensamento" é um termo usado para designar a ideia de crescimento ou de pensamento em curso. Nesse contexto, a palavra "Novo" deve ser bastante reforçada, já que a expressão "Novo Pensamento" fala do que é novo e progressista. Enquanto os memes formam-se, espalham-se e tornam-se parte da consciência humana, nosso pensamento se transforma. Os praticantes do Novo Pensamento aceitam e adotam essa infinita transformação, enquanto simultaneamente dão o devido valor ao pensamento criativo.


Fundamentos da Ciência Cristã

  1. Como adeptos da Verdade, tomamos a Palavra inspirada da Bíblia como nosso guia suficiente para a Vida eterna.
  2. Reconhecemos e adoramos o Deus único, supremo e infinito. Reconhecemos Seu Filho, o Cristo único; o Espírito Santo, ou seja, o Consolador, o Confortador divino; e o homem como imagem e semelhança de Deus.
  3. Reconhecemos que o perdão do pecado, por parte de Deus, consiste na destruição do pecado e na compreensão espiritual que expulsa o mal por discernir que ele é irreal. Mas a crença no pecado é castigada enquanto ela perdura.
  4. Reconhecemos a obra de reconciliação realizada por Jesus como evidência do eficaz Amor divino, que desdobra a unidade do homem com Deus por meio de Cristo Jesus, aquele que mostrou o Caminho; e reconhecemos que o homem é salvo por meio do Cristo, por meio da Verdade, da Vida e do Amor, como foi demonstrado pelo Profeta da Galileia ao curar os doentes e ao vencer o pecado e a morte.
  5. Reconhecemos que a crucificação de Jesus e sua ressurreição cumpriram o propósito de elevar a fé até a compreensão da Vida eterna, ou seja, o fato de que a Alma, o Espírito, é tudo, e de que a matéria nada é.
  6. E solenemente prometemos ser vigilantes, e orar para haver em nós aquela Mente que havia também em Cristo Jesus; fazer aos outros o que desejamos que eles nos façam; e ser misericordiosos, justos e puros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

A maior prova do amor é a verdade!

A verdade Bíblica é o pleno exercício do amor, do verdadeiro amor e não do pseudo-sentimento de hollywood que deixa tamanha multidão de p...