domingo, 15 de abril de 2018

Quem somos e quem devemos ser para nossos filhos??




Não temos a dimensão da influencia que temos nos nossos filhos, a responsabilidade por nossos atos, pelo que fazemos e pelo que falamos. Temos a reponsabilidade sobre valores que passamos e o dever de orientá-los dentro dos princípios de Deus. os valores dos nossos falhos e suas condutas e praticas começam com a escolha do nosso cônjuge e dos valores do casal. Como o casamento misto, fora do propósito, fere os princípios de Deus e pode subverter uma família e até uma nação. Porta de apostasia, paganismo e idolatria e isto sendo uma ação e ferramenta de Satanás.


Basta observarmos a história de Jezabel e Atalia, mãe e filha, mentora e aprendiz, criador e criatura. Duas mulheres que foram usadas por um propósito muito maior de Satanás que iremos esboçar ao final deste estudo. Vemos as ações de Atalia, que foi uma criança testemunha de toda ira e assassinatos a mando de sua mãe, de armações e mentiras, de uma mulher que não aceitava autoridade, de uma mulher que se achava acima de todos e ensinou a sua filha os mesmos valores.

Filha de Acabe, Rei de Israel e de Jezabel. Casou com o Rei de Judá, Jeorão, filho de Josafá. Um casamento mais de cunho político do que familiar conseguindo por fim os conflitos e existentes entre os reinos de Israel e de Judá. Com a morte de seu filho, Acazias ela tornou-se regente do Reino de Judá, por seis anos. Tudo isto aconteceu durante o período 842 e 837 a.C.

Muitos do tempo de Atália não consideraram que foi uma rainha do Reino de Judá, mas apenas uma Regente do Reino. Tudo isto é afirmado a partir do próprio texto bíblico que afirma que ela não foi contada como uma rainha.

Por influência de sua mãe Jezabel que terminou executada, ela continuou promovendo o culto de Baal, trazido por sua mãe da terra onde vivia, sendo por este motivo desprezada por Javé e seu povo. Esta atitude fez com que Atália fosse odiada pelo povo e pelos sacerdotes. Por alguns anos antes, os profetas Elias e Eliseu já anunciavam o fim da Casa Real de Acabe.

No seu tempo não aceitou a execução de toda a Casa Real de Acabe, seu pai, no norte do país e Atália mandou assassinar todos os membros da Casa Real de David ao Sul e acabou assumindo o trono de Judá.

Por proteção divina neste período foi escondido o herdeiro do trono Jeoás, filho de Acazias, que tinha um ano de idade. O sumo sacerdote o escondeu e criou até os 7 anos e elaborou um plano para coroá-lo como rei no Templo de Jerusalém. Atália sabendo do fato, foi ao Templo para tirar satisfações com o sumo sacerdote, mas acabou sendo executada. E foram destruídos o templo de Baal e seu altar. (1 Reis 11, 1-20; 2 Crônicas 22,1–23,21.)

Quantas Jezabeis e quantas Atalias não temos nos dias de hoje. mãe que ensinam as suas filhas as bases de seus desejos pessoais e não os princípios bíblicos, seus anseios e sonhos pessoais acima das ordenanças bíblicas e o pior, quantas vezes não atentamos sobre o que ensinamos e fazemos como exemplo e referência aos nossos filhos.

Temos um papel imenso e maravilhoso, uma benção de Deus que é a honra de instruir um filho nos caminhos do Senhor mas se abrirmos mão disso não nos será poupado a responsabilidade dessa omissão e pecado.

Que sejamos os sacerdotes de nossas casas e que sejamos os pastorres dos nossos filhos e o mais importante, que eles vejam isto em nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

A maior prova do amor é a verdade!

A verdade Bíblica é o pleno exercício do amor, do verdadeiro amor e não do pseudo-sentimento de hollywood que deixa tamanha multidão de p...