quarta-feira, 25 de abril de 2018

Olhe pra sua família, ouça e construa sua arca

A postura do homem assim que chega do trabalho 
Tiago 1:19 Sabei isto, meus amados irmãos: Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar.
Chegando ao casa, não importa o dia que passamos, não importa problemas internos, pensamentos externos relacionados a trabalho ou amizades, devemos chegar prontos a ouvir a esposa, ouvir nossos filhos, ouvir, se interessar pela vida deles, se interessar pelos seus sucessos, fracassos, angústias ou vitórias. Ouvir mostra ao outro que a vida dele interessa pra mim, ouvir mostra que no meu tempo pra mim, “eu quero passar com vc” , ouvir mostra pra nós mesmos que o que mais nos interessa é a nossa família, ouvir “recalibra” nossas prioridades e nosso olhar. 

Devemos esperar para falar, devemos deixar nossos amores falarem tudo, devemos deixar nossas esposas concluírem o que querem falar, às vezes ao interrompermos de súbito a fala delas, nunca mais elas voltam a falar e criam obstáculos e esse assunto fica cada dia mais difícil de tratar e se torna uma brecha apta e convidativa a receber uma “infiltração”.

E após ouvir a tudo e a todos, nem tudo são flores, nem tudo por vezes não será do jeito que queremos e por isso devemos também ser tardios no irar, se formos ouvir apenas coisas que nos agradam não tem o menor sentido. Amar do ponto de vista bíblico é um amor que sempre visa o melhor para o outro, sempre visando o outro! Então devemos ouvir visando melhor para os outros e nem sempre será agradável,  e por isso devemos ter calma nas interpretações e evitar a ira. Mas Salmos 4:4 Irai-vos e não pequeis; consultai com o vosso coração em vosso leito, e calai-vos. E ainda: Efésios 4:26 Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira;

Não esqueçamos que: 1 Timóteo 5:8 Mas, se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos da sua família, tem negado a fé, e é pior que um incrédulo.

Num século onde o mundo está prestes a ser sucumbido pelas mais diversas atrocidades resultantes da natureza caída do homem, nos maridos e pais, devemos agir como Noé: 
Hebreus 11:7 Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, sendo temente a Deus, preparou uma arca para o salvamento da sua família; e por esta fé condenou o mundo, e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé.

Neste dilúvio moral iminente devemos ser, mediante a fé, construir uma arca alicerçada na Sua Palavra e com ela, guardar nossa família. 


Você já está construindo sua arca? Ouvir e deixar falar é o início, olhe pra sua família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

A maior prova do amor é a verdade!

A verdade Bíblica é o pleno exercício do amor, do verdadeiro amor e não do pseudo-sentimento de hollywood que deixa tamanha multidão de p...