terça-feira, 10 de abril de 2018

Quando meu Ego é maior que a Cruz.







Em tempos de pouca leitura, muito egocentrismo e rede social, os relacionamentos entre cristãos estão sendo deteriorado e só a Palavra de Deus para restabelecer nossos e corretos rumos.





Lc 17:5, vemos apóstolos pedindo a Cristo para aumentar a fé deles, mas como homens que viram tantas obras milagrosas e o convívio com o Senhor?!?! O contexto desta frase Cristo está falando de escândalo:

 E disse aos discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem!

Lucas 17:1

Cristo afirma que é impossível, cravando baseado na nossa natureza pecaminosa e por mais que nos esforcemos pelo bem jamais deixaremos de não fazer o mal. Isso justifica nosso pecado? Nossa natureza justifica nossas ações? “sou assim mesmo e não mudo”? “meu temperamento é assim mas pelo menos sou sincero”?!?!? Não, não, o próprio Cristo complementa “...mas ai daqueles por quem vierem os escândalos!” Por mais que sejamos pecadores por natureza , isto não nos exime da responsabilidade nem da culpabilidade muito menos do dever de não pecar.

A seguir vemos mais um Ensinamento de Cristo, vamos observar a ordem e os fatos para assim aprendermos diretamente das Escrituras:

Olhai por vós mesmos. E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoa-lhe.

Lucas 17:3

Para que haja a resolução eficaz desse binômio afronta-perdão temos que avaliar algumas etapas antes:

1-      Olhai por vós mesmos: avalia-se, julgue-se, tenha autocritica e veja se realmente foi uma ofensa ou ego ferido, avalie se é vaidade ou ofensa, avalie seu amor para com seu ofensor e fundamentalmente avalie se realmente ele é um ofensor. Avalie-se a Luz das Escrituras.

2-      Repreensão: é usar de mecanismo de correção que são completamente distintos daqueles usados na agressão. “Dar a outra face” não é literalmente “dar a cara a tapa” e sim utilizar de mecanismo opostos a agressão já que como haver reconciliação se utilizamos de mecanismos de agressão??!?! Use as Escrituras para repreender, elas são o único mecanismo eficiente para resolver conflitos.

3-      Arrependimento: arrependimento bíblico é mudança intelectual, comportamental e emocional do fato ocorrido, muitas vezes não passa de amargura e remorso mas não gera as mudanças elucidados nas 3 esferas mencionadas anteriormente.

4-      Perdão: perdão não é opção, perdão é mandamento, não sabemos perdoar pois não compreendemos o tamanho do perdão que nos foi concedido em Cristo Jesus, nosso Ego é maior que a Cruz e nossa vaidade e arrogância são mais proeminentes que a Justificação. E o termo “liberar perdão” além de vir da heresia do positivismo como se fosse uma liberação de fluxo, dá a atender que é uma opção e que você pode “reter” o perdão, perdão é mandamento e se formos rebeldes Deus também não nos perdoará, vide a oração do Pai Nosso.



Temos prazer em sermos justiceiros morais quando tratamos os pecados dos outros, mas quando avaliamos os nossos pecados somos justificadores e agimos cheios de parcimônia.

Não perdoamos porque somos carnais, temos prazer no pecado, somos rebeldes e soberbos achando que a afronta sofrida não pode ser tolerada já que somos acima de tudo e todos, “somos especiais”, já que a maioria dos púlpitos hoje prega o humanismo e exaltando homem, criando assim uma geração de pecadores mimados arredios a repreensão.



Em tempos de ofensas e ofendidos e vitimas e justiceiros nas redes sociais, vemos cada vez mais discursos de ódio ou de vitimíssimo e infelizmente vemos crentes envolvidos nisto sem qualquer compreensão do que se deve fazer com uma base de orientação bíblica. O misticismo e “experiencia pessoal acima das Escrituras” infiltrou de tal forma nossas igrejas que questioná-la hoje em dia torna você o herege.



Que Deus tenha misericórdia de nós e  que sejamos como os apóstolos que :“Disseram então os apóstolos ao Senhor: Acrescenta-nos a fé.

Lucas 17:5



Só compreendendo a nossa natureza e nos submetendo ao agir do Espirito Santo que podemos ter condutas e comportamentos espirituais condizentes a Escritura e desta forma honrando nosso Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

A maior prova do amor é a verdade!

A verdade Bíblica é o pleno exercício do amor, do verdadeiro amor e não do pseudo-sentimento de hollywood que deixa tamanha multidão de p...