domingo, 17 de dezembro de 2017

Sobre João cap 6














Sobre João cap 6

Podemos dividir o capítulo 6 do Evangelho de João em 6 partes:

1ª Multiplicação dos pães à 5 mil pessoas

2ª Jesus caminha sobre as aguas

3ª Jesus, o pão da vida

4ª Jesus, enviado do céu

5ª O discipulado testado pela doutrina

6ª A confissão de fé de Pedro



Na 1ª parte o que mais me chama a atenção é o versículo 12 onde Jesus diz:” Recolhei os pedaços que sobejaram, para que nada se perca.” O cuidado que Cristo nos ensina com os alimentos, por mais que sobre que tenhamos zelo e cuidado com desperdício, mesmo com apenas 5 pães e dois peixinhos Cristo alimentou a mais de 5 mil e mesmo assim orientou que nada se perdesse, mesmo com a capacidade de superabundar Ele nos orienta a termos zelo e cuidado a não desperdiçar jamais. E nossa sociedade e a nossa própria igreja vemos banquetes fartos e muita comida sobrando. Vi um estudo certa vez que a comida que sobra na mesa das pessoas é capaz de acabar com a fome no mundo.

Na 2ª parte quando os discípulos voltam o mar da Galiléia e durante a noite um forte vento os tomará e o mar se levantou, Cristo aparece andando sobre o mar e diz: “Sou eu, não temais.” O vento e o mar podem se levantar, Cristo não reivindicou essa obra para si mas Ele se prontificou neste momento, dizendo para não temermos mesmo nesses momentos pois Ele está conosco.

Nesta 3ª parte observamos que o povo procura a Cristo pois sabia que Ele poderia promover um novo milagre e um novo banquete, queria o milagre, queriam o beneficio carnal, queria a barriga cheia, procuravam o saciar a fome da carne, fome que após algumas horas iria voltar e Cristo se põe como o pão da vida conforme vemos o versículo 27.



A 4ª parte é a parte mais profunda onde Cristo começa a esmiuçar sua missão, aqui Ele diz que é o pão da vida, sua missão foi dada por Deus, que Ele veio do céu, que ressuscitaria. O ápice desse trecho são os versículos 47 a 51.

Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.

48 Eu sou o pão da vida.

49 Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram.

50 Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra.

51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.



A 5ª parte vemos o confronto do sermão de Cristo com a natureza carnal dos discípulos, a Palavra de Deus sempre vai gerar conflito em nós pois sem conflito não há transformação e só a Palavra transforma.  Só creram aqueles que o Pai escolheu. Ápice é o versículo 63.

O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos digo são espírito e vida.



Na 6ª parte após o endurecimento o sermão de cristo por confrontar seus discípulos, já no versículo 66 diz que muitos tornaram para trás e Cristo pergunta aos 12, aqueles a quem o próprio Cristo chamou pois os demais que deram para trás apenas o seguiram sem serem chamados.

Temos o trecho da confissão de Pedro:

Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.
E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente.
João 6:68,69

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

A maior prova do amor é a verdade!

A verdade Bíblica é o pleno exercício do amor, do verdadeiro amor e não do pseudo-sentimento de hollywood que deixa tamanha multidão de p...