terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Sobre João 8 - A mulher adúltera.



Mais uma vez vemos logo no primeiro versículo do Cap 8 que Jesus se dedicava primordialmente ao Ensino, mais que milagres, mais que cura mais que qualquer outra atividade, Cristo se dedicava com prioridade ao ensino.



Logo após isso observamos no versículo 5 uma tentativa de cilada por parte dos fariseus ao trazerem uma mulher pega em adultério. Caso Cristo orientasse a apedrejar, Ele seria entregue as autoridades romanas já que como estavam em domínio romano, só romanos tinham o poder de julgar e executar e se Cristo inocentasse a moça Ele estará indo contra a Lei.

E Cristo se saiu de tal situação com a seguinte resposta: “Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.” E as pessoas foram acusadas pela sua consciência, como sempre vemos e falamos, a Palavra de Deus sempre gera confronto interno, abalo da consciência já que a Palavra é “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.”
Hebreus 4:12,13

E por fim Cristo diz a moça: “Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.” Todos que somos justificados pela fé obrigatoriamente devemos andar em novidade de vida e isto deve ser de maneira progressiva e definitiva em abandonar o pecado e buscar o que Deus espera de nós.




Após isso há um novo dialogo no templo e observamos alguns temas interessantes:

a) Testemunho de Cristo e do Pai dão veracidade que Jesus é a luz do mundo!!

b) Perguntam a Cristo onde está seu Pai? E Jesus diz que como não conhecem ao Pai, obrigatoriamente não conhecem ao Filho.

c) Se os homens não crerem no Cristo, morrerão nos seus pecados. Não há transformação por força pessoal, não há mudança no julgamento por mudança pessoal pois já estamos todos julgados e condenados. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. João 3:18. E vemos que: “se o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” Jo 8:36

d) Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou.
Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra. João 8:42,43. Que trecho tão atual, pois em nossos dias vemos várias “confissões de fé” e de “amor” a Jesus, mas com absoluta falta de compressão e principalmente desejo pela Palavra. E logo após isso Jesus explica o motivo dessa “incoerência”: “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.” Por isso que o mundo ama mais a mentira que a verdade. Por isso que o mundo deturpa a verdade pra fazer com que e mentira seja aceita como e fosse uma “verdade maquiada”. Pela falta de apego a Palavra vemos a verdade de Deus sendo profanada cada dia mais dentro das Igrejas onde a mentira tem sido pregada de púlpito em sermões carnais para uma igreja cada vez mais carnal. É a beatificação do profano ocorrendo dia após dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

A maior prova do amor é a verdade!

A verdade Bíblica é o pleno exercício do amor, do verdadeiro amor e não do pseudo-sentimento de hollywood que deixa tamanha multidão de p...