Sobre
João Cap. 12
O início deste trecho começa com uma demonstração de muito carinho e zelo mais uma vez por parte de Maria Betânia que toma um unguento de nardo puro, normalmente com o objetivo de atribuir autoridade a uma pessoa que vai exercer alguma função, como um rei ou um profeta, por exemplo. Maria enxugou os pés de Cristo com seus cabelos e encheu-se de perfume toda a casa.
Após isto, em contrapartida, observamos o olhar avarento e ganancioso de Judas Iscariotes, que já via aquela ação de amor com um olhar financeiro, denário e dinheiro são a mesma palavra o que muda é a tradução, 1 denário corresponde a 0,16 de 1 dólar segundo nota e Scofield em Mt 5:26, fazendo a conta ficaria por volta de 163 reais. E era neste valor que Judas estava de olho. E denário era um dia de trabalho e este óleo custava quase 1 ano de trabalho de uma pessoa.
O que Cristo responde a Judas:
Respondeu Jesus: "Deixe-a em paz; que o guarde para o dia do meu sepultamento.
Pois os pobres vocês sempre terão consigo, mas a mim vocês nem sempre terão".
João 12:7,8
A seguir temos a entrada triunfante de Jesus em Jerusalém, o povo tomou ramos de palmeiras e saiu ao encontro de Cristo e clamaram: Hosana! Bendito o Rei de Israel que vem em nome do Senhor. Observe em Lv 23:40 sobre as orientações na Festa do Tabernáculo “E no primeiro dia tomareis para vós ramos de formosas árvores, ramos de palmeiras, ramos de árvores frondosas, e salgueiros de ribeiras; e vos alegrareis perante o Senhor vosso Deus por sete dias.”
Observemos Sl 118:26, “Bendito aquele que vem em nome do Senhor; nós vos bendizemos desde a casa do Senhor.”
Tudo isto para que se cumprissem as profecias da vindo do Cristo, assim como: “Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta.”
Zacarias 9:9
Impressionante a riqueza de detalhes da profecia feita por Zacarias, incrível como os desígnios de Deus, pelo menos grande parte deles estão expostos a toda humanidade e a disposição nas Escrituras Sagradas, Deus cumpre e todas são promessa hão de se cumprir.
Corroborando com nossa natureza carnal e incrédula vemos mais uma profecia se cumprir nos v38 a 40
Isso aconteceu para se cumprir a palavra do profeta Isaías, que disse: "Senhor, quem creu em nossa mensagem, e a quem foi revelado o braço do Senhor? "
Por esta razão eles não podiam crer, porque, como disse Isaías noutro lugar:
"Cegou os seus olhos e endureceu os seus corações, para que não vejam com os olhos nem entendam com o coração, nem se convertam, e eu os cure".
João 12:38-40 referentes a Isaias 6:10 e 53:1
Já no v. 48 temos mais uma grande revelação da Palavra de Deus: “Há um juiz para quem me rejeita e não aceita as minhas palavras; a própria palavra que proferi o condenará no último dia.” Daí vemos a importância da Palavra, de sua origem em Deus, do seu cumprimento em Cristo, da única forma de redimir o homem e termos acesso ao Pai. A Sua Palavra, tão negligenciada e dão adulterada do ponto de vista moral e d interpretação nos dias que vivemos.