segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Como seguir a Deus biblicamente

Seguir a Deus é o resultado de entendermos o o que é a Soberania de Deus.


Seguir a Deus é resultado primeiro, da compreensão de que Ele é superior a mim e meu Senhor. Obrigatoriamente se sigo a Deus eu obedeço Seus mandamentos, me submeto a eles e mesmo nas provações eu confirmo tanto a minha fé como minha obediência. A base da obediência é a fé, e esta fé não é a fé natural, mas sim a fé vinda da parte Dele e da habitação do Espírito Santo.

É impossível dizermos ou afirmamos que Deus é soberano em nossas vidas se não sabemos a vontade Dele e se não nos submetermos a essa vontade, pois se somos desobedientes na verdade quem é o soberano é o nosso “eu”, “eu sou o meu senhor” e desta forma mostramos que nem a Deus de fato conhecemos.

Gostaria de citar um trecho do livro “soberania de Deus” de Arthur Pink - . E, nas Escrituras, cada faceta da verdade é contrabalançada por algum outro aspecto da verdade. Há dois lados em tudo, até no caráter de Deus, pois ele é “luz” (I João 1:5), mas também é “amor” (I João 4:8). E, por essa razão, somos exortados a “considerar a bondade e a severidade de Deus” (Romanos 11:22). Pregar sempre um lado e excluir o outro é moldar uma caricatura do caráter divino.




Soberania de Deus


Sobre a soberania temos que ter sempre um equilíbrio pois poderemos migrar de extremo a extremo, o extremo do fatalismo e o outro extremo da exaltação da criatura ao invés do Criador mas de um fato temos certeza, Deus é soberano e o homem é responsável.


"Deus tem o direito de agir, pois, primeiro, Ele é a fonte de toda existência criada. “No princípio criou Deus os céus e a terra,” e tudo mais que existe é produto de Seu poder criativo! Como o autor do Salmo 100 diz, “Foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos.” Então Ele tem o absoluto direito de fazer conosco o que Ele desejar. Cabia a Ele nos fazer ou não nos fazer. E quando Ele determinou a criação, foi de acordo com Sua própria vontade que Ele fez de uma criatura uma minhoca e outra uma águia; uma formiga rastejando sobre sua pequena colina e outra um leviatã fazendo as profundezas ferverem. Foi por seu decreto que existem praticamente ilimitadas variações dentre a grande família da humanidade. Em constituição, disposição e temperamento – na aparência do nosso corpo, na estranha diversidade de nossas capacidades mentais, em nossa posição sobre o globo ou nosso lugar e circunstâncias em qualquer país e nação – vemos traços do Soberano propósito e vontade de Deus." fonte : SUBMISSÃO E DESOBEDIÊNCIA Por Ralph Mahoney

Salmos 99:1 e salmo 97:1


Textos bíblicos que definem a soberania de Deus: Gn 1:1; Fp 3:14; Ef 1:11; Rm 11:36; Hb 1:3; Colossenses 1:15-17; Mateus 10:29,30; Salmos 104:27-30;





O exercício da Soberania pela parte do homem nascido do Espírito é evidenciado através da OBEDIÊNCIA.



A ideia de obediência no original em hebraico parte da palavra shamá, que tem a ideia e “ouvir ou escutar”, tem o principio de “dar atenção” e tornar-se cônscio de uma orientação e ou instrução. Adão “escutou a voz de sua esposa”, acatou, obedeceu, ouviu e aceitou (Gn 3:17). Já José não deu ouvidos a esposa de Potifar como vemos em Gn 39:10.


Usa-se mesmo termo para dizer que Deus ouviu os homens, mas o sentido de  obediência não pode ser aplicado pois quem é o homem que possa orientar a Deus?!?!


Deus tem prazer na obediência, obediência de coração e voluntária fomentada na ação do Espírito Santo.


Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor que nos criou.
Porque ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas da sua mão. Se hoje ouvirdes a sua voz,
Não endureçais os vossos corações, assim como na provocação e como no dia da tentação no deserto;
Salmos 95:6-8


Referencias bíblicas: Dt 5:29; 1 Sm 15:22; Jo 14:15; Sl 18:44; Lc 6:46; At 5:29; Tg 1:22; Hb 5:8-9; Js 1:8; Mt 5:19; 1 Pe 1:14.




Não existe obediência sem SUBMISSÃO.


É possível ser submisso e ao mesmo tempo desobedecer. Submissão não tem nada a ver com a obediência em si. Submissão não é uma obediência inquestionável à autoridade; não é a resposta cega a todo tipo de ordem. Submissão é uma atitude do coração. É uma vontade firme de seguir as instruções que não violem:


(1) o que Deus nos diz (At 4.17-30; ou


(2) o que a Bíblia nos ensina (Js 1.8; Is 8.20; At 17.11); ou

(3) o que nossa consciência nos diz (At 24.16; Rm 14.23; 1 Pe 2.19; 2 Co 4.2; 2 Co 1.12; 1 Co 8.7-12;10.29).


Veja também: Tg 4:7; Lc 14:27; 2Co 9:13; 1 Pe 3:22; Hb 5:7;Hb 12:9; Rm 8:6; 1 Co 9:25-27; Gl 5:1.


Neste caminho e processo de ajuste da obediência a submissão obrigatoriamente passaremos por provações e tribulações.
Provações são etapas necessárias na formação do caráter do crente, são períodos de limpeza e refinamento, ensino e aprendizado. Importante sempre diferenciar tribulações e provações da consequência do pecado.
Se vivemos de modo digno do evangelho e enfrentamos situações de conflito e dificuldade essas são as provações e tribulações mas se estamos sofrendo consequências de atos ilícitos e referentes a desobediência e pecado nada mais é que o resultado do que semeamos.


Veja em: 1 Pe 1:7; 1 Pe 4:12; Jó 23:10; Sl 66: 10-12; Rm 5:3 e Tg 1:3.



Agora negativamente falando sobre soberania, submissão, obediência e provações é justamente o que fez Satanás cair, a rebeldia e exaltação do seu próprio Eu nos colocando acima de tudo e todos, vaidade, soberba e rebeldia na busca incessante de glória pessoal assim como o diabo fez e faz.


Veja em : Is 14:12-15 e Ez 28:13-17

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

A maior prova do amor é a verdade!

A verdade Bíblica é o pleno exercício do amor, do verdadeiro amor e não do pseudo-sentimento de hollywood que deixa tamanha multidão de p...