segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

ARREPENDIMENTO BIBLICO


ARREPENDIMENTO BIBLICO





Vemos o arrependimento com a mola-propulsora dos discursos de João Batista e a primeira Palavra dita por Jesus ao iniciar ser Ministério (Mc 1:14-15). Este tema se repete em todo o Novo Testamento, já que esse tema é tão central ao discurso em todo o NT, é de suma importância que tenhamos domínio e entendamos o real e amplo sentido dele.



A palavra arrependimento vem do grego metanoia, significa “uma reconsideração”, “uma mudança de significativa da mente”. Mas é importante observarmos que essa mudança não é apenas uma questão de mudança de julgamento intelectual, tal como mudar nossa abordagem depois de tentarmos resolver um problema. Mas a metanoia deve ser encara como uma mudança completa de valores e de uma resposta emocional, a mente passa por uma nova geração, uma nova natureza. Da mesma forma que o pecada atinge, afeta e corrompe todo os setores do homem, a metanoia é um resultado do novo nascimento também em todas as esferas do ser humano, esfera, emocional, intelectual, psíquica.

Sentimentos como remorso e tristeza estão associados ao arrependimento e isso pode ser externado das mais diversas formas pois cada um tem a sua particularidade. Mas o fato fundamental é com pouco ou muito sinal externo emocional de arrependimento, é indissociável  a mudança de caráter, conduta e de julgamento. O arrependimento é um ato dolorosa tanto no presente e imediato momento como no porvir em consequência do pecado feito e de uma vida voltada ao para o ego.



O arrependimento é a ruptura com a prática de atos que ofendem a Deus, é o resultado da nossa compreensão de uma natureza contrária a Deus, da experiência de saber que há um Deus Santíssimo e da nossa ofensa a esse Deus Maravilhoso.



Arrependimento não é um ato religioso e sim algo pertencente a própria natureza da conversão e novo nascimento. O arrependimento é um retorno ao propósito a que fomos criados, uma volta ao lar, um retorno a comunhão, arrependimento é a salvação da queda e suas consequências.

Arrependimento não é um salto a perfeição, mas é a mudança de caminho que nos levará ao processo de santificação, jamais obtido de modo pleno  neste corpo mas é a prova cabal que temos a uma nova natureza criada por Deus. Só Deus pode nos criar um coração puro.



Arrependimento envolve não só perdão, mas também o desejo de limpeza de pureza de sermos semelhantes a Cristo. Não há barganha com Deus. “Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados” Mt 5:4.



O Espirito Santo nos convence do pecado da justiça e do juízo, logo a carne nos leva a rebeldia, soberba e exaltação pessoal nos colocando acima dos dizeres divinos.

A conversão é uma transição da morte espiritual para a vida espiritual. Logo, a fé é o resultado da obra do Espirito Santo, não vem de nós, estávamos mortos e de nossa natureza não há nada que naturalmente busque a Deus. (Rm 3:23)



Ele opera em nós pela Sua imensa Misericórdia, a Ele toda a Honra e toda a Gloria eternamente amem!



E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal. Joel 2:13

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

A maior prova do amor é a verdade!

A verdade Bíblica é o pleno exercício do amor, do verdadeiro amor e não do pseudo-sentimento de hollywood que deixa tamanha multidão de p...