segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

3 homens e 3 destinos - A importancia da verdade




Estava lendo minha Bíblia e me deparei com 3 histórias interessantes e que me chamaram muito a minha atenção, 3 homens que viveram e tiveram finais de vida totalmente diferentes.

Temos um homem que criou e viveu uma mentira, temos um homem que cria numa mentira mas foi liberto pela verdade e temos um 3º homem que creu e viveu toda a sua vida na verdade.

Iremos falar sobre Mica, o manco de Betesda e falaremos sobre Samuel.

Mica, um dos maiores idólatras retratados na Bíblia, ao restituir as 1100 moedas de prata da mãe, a própria mãe orienta Mica que ele fizesse uma imagem de escultura e uma de fundição que ficaram na casa de Mica (Jz 17:4). E logo após esse versículo observamos que no versículo seguinte diz: “Naqueles dias não havia rei em Israel; cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos.”

E não satisfeito com isso, Mica, que a Bibllia diz que teve uma “casa de deuses”, consagrou um dos seus filhos para que lhe fosse por sacerdote.!!!!

Vimos após isso que Mica se encontra com um levita da cidade de Belém de Judá, este levita tinha o plano de peregrinar e vendo Mica a conveniência da oportunidade, convida o levita para que lhe fosse por pai e sacerdote e o pagaria 10 moedas de prata por ano, vestuário e sustento. E vemos que “o levita entrou” (Jz 17:10)

Mica tinha plano sincero porém abominável, nem sempre nossa sinceridade nos avaliza para fazermos o que achamos correto. Quantas vezes não damos uma de Mica estabelecendo como devemos nos relacionar com Deus?!? Mica planejou uma mentira, viveu uma mentira e morreu na mentira.



Agora falemos de um homem que cria e vivia numa esperança mentirosa até Cristo o libertar com a verdade, o enfermo de Betesda de João Cap. 5.

As Escrituras afirmam que havia um homem era enfermo por 38 anos e estava próximo a este tanque pois por crendice popular acreditava-se que o anjo moveria as águas para cura de qualquer enfermidade. A esperança deste homem era baseada em um achismo vazio do boca a boca do povo e quantas vezes dentro da igreja vivemos desta forma, a partir de conhecimentos vagos e sem base, ditos por outros em crendices Evagélico-gospel? Somos tão enfermos na fé como este homem, tão incapazes quanto ele, nossa vida cristã se torna estagnada e carente de ajuda tanto quanto ele. Somos continuamente carregados de um lado ao outro pelo simples fato de termos nosso coração e mente envolvidos por crendices sem base.

Só Cristo com sua misericórdia é capaz de nos livrar da mentira e assim vivermos pela verdade, a Sua Palavra é a verdade. Deus nos fala pela Sua Palavra mas o que mais negligenciamos nos nossos dias é a leitura, execução e propagação da Palavra de Deus, principalmente dentro de nossa casa.



Agora vamos falar de um homem que desde sua concepção até seus últimos dias, teve uma vida baseada na verdade da vontade de Deus: Samuel.



Samuel foi concebido pela vontade de Deus a partir da fé e submissão de sua mãe Ana, que anteriormente era estéril mas atingiu graça perante o senhor. Samuel significa tenho pedido ao Senhor. Sua concepção é uma historia de fé e devoção,



Após o desmame, sendo Samuel ainda muito criança, Ana o entregou aos cuidados do sacerdote Eli e todo ano vinha visita-lo com seu pai Elcana. E vemos no versico 18 do Cap 2 de 1 Sm, que Samuel ministrava perante o Senhor, sendo ainda jovem, vestido com Éfode de linho.



Samuel foi grande homem de Deus, julgou Israel, ungiu Saul o primeiro rei e vemos no Cap 12 versos 3 a 5, um resumo da vida reta e piedosa de Samuel.

Eis-me aqui; testificai contra mim perante o Senhor, e perante o seu ungido, a quem o boi tomei, a quem o jumento tomei, e a quem defraudei, a quem tenho oprimido, e de cuja mão tenho recebido suborno e com ele encobri os meus olhos, e vo-lo restituirei.
Então disseram: Em nada nos defraudaste, nem nos oprimiste, nem recebeste coisa alguma da mão de ninguém.
E ele lhes disse: O Senhor seja testemunha contra vós, e o seu ungido seja hoje testemunha, que nada tendes achado na minha mão. E disse o povo: Ele é testemunha.
1 Samuel 12:3-5



Não há plano sem que esse esteja em perfeita conformidade com a Palavra de Deus, sinceridade não é suficiente pois nosso coração é enganoso e só pode ser lapidado pela Palavra de Deus, nossa esperança deve estar na vontade do Senhor e uma vida inteira dedica a Deus é uma vida vivida em verdade, em verdadeira alegria e no proposito designado pelo qual fomos criados.

Um comentário:

  1. Muito edificante a análise dos três homens, suas vidas e destinos. Realmente devemos cuidar para sermos como aqueles que creram e viveram a verdadeira fé em Deus e no Seu Cristo. Parabéns pelo texto filho.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

A maior prova do amor é a verdade!

A verdade Bíblica é o pleno exercício do amor, do verdadeiro amor e não do pseudo-sentimento de hollywood que deixa tamanha multidão de p...