terça-feira, 27 de março de 2018

Que Ele cresça e eu diminua... mas como faço isso?

A conversão na realidade não é se tornar melhor que ninguém, pelo contrário, é reconhecer que é o pior de todos. A base da ação do Espírito Santo é o arrependimento, algo de caráter único, genuíno e continuo em nossas vidas. Quando lemos os grandes patriarcas ou grandes homens de Deus, sempre vemos suas grandes obras mas as vezes não avaliamos sua humildade consequente ao seu arrependimento e a sua compreensão de sua natureza contrária à Deus. 
Sem arrependimento não há salvação e isso é reflexo de nossa convicção do pecado, de nossa natureza pecaminosa. 
Nossa falha em compreender o ensino bíblico concernente ao pecado que nos faz falhar em compreender muitas outras coisas quebrarão presentes no evangelho. 
Há etapas necessárias que devemos cumprir na nossa auto-análise, parar e olhar para nós mesmos:
1- precisamos ter conhecimento e o reconhecimento do fato que temos cometido pecado.
2- precisamos avaliar o caráter das coisas que temos feito: transgressão, rebelião e iniquidade.
3- reconhecer que pecado sempre é uma ação ou pensamento contrário a Deus!
4- não há desculpa para isso é não há como fugir desta situação devido a nossa natureza 

O que era me impedindo de ter um arrependimento genuíno? Vaidade? Arrogância? Prazer no pecado? Não querer me separar do mundo? O mundo faz de tudo pra que o homem não olhe pra si, o faz correr de lá pra cá, o faz justificar a todos seus pecados mas o ensina a ser severo juiz nos pecados dos outros.  Que nossas vidas sejam avaliadas na verdade é que sejam compatíveis dos as Escrituras, que nos submetamos a Palavra e desta forma gozemos da comunhão verdadeira e sincera com Cristo. 
Que a verdade viva em nós mas o Espírito Santo age apenas na medida que formos mortificando nossa carne mediante o arrependimento.


Paulo Brasil jr - teologia de Família e para homens. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

A maior prova do amor é a verdade!

A verdade Bíblica é o pleno exercício do amor, do verdadeiro amor e não do pseudo-sentimento de hollywood que deixa tamanha multidão de p...