sábado, 31 de março de 2018

Feliz Páscoa? E a ceia? Misturamos e profanamos as ordenanças

A Páscoa é para o judeu e a ceia para o cristão 
A ceia do Senhor é um memorial ensinado por Cristo véspera da sua crucificação que por coincidência era uma festa de Páscoa que é uma festividade judaica lembrando a saída do Egito e o livramento do anjo do Senhor que mataria os primogênitos a não ser que estivessem com a marca do sangue do cordeiro nos umbrais da porta. Páscoa é uma festa judaica. 
1 Co 11
Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;
24 E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.
25 Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.
26 Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.
27 Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.
28 Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.
29 Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.
30 Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.
31 Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.
32 Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.
A ceia do Senhor é um memorial para auto análise da conduta cristã é uma oportunidade de confessar e deixar o pecado cometido no dia a dia de forma contumaz. Pode ser realizada na igreja, na casa, com a família, no quarto do casa, na cama do casal, com os filhos, qualquer dia da semana, semanalmente, quinzenalmente mensalmente. A ceia é uma ordenança assim como o batismo mas não nos traz bênçãos e unções especiais para crente.

A Ceia do Senhor tem uma referência passada à morte de Jesus e tem uma referência presente à nossa participação corporativa em Cristo, mediante a fé. E tem uma referência futura pelo fato de ser uma garantia da sua segunda vinda. Encoraja o fiel em sua caminhada diária e em sua expectação. Esse serviço de culto, no qual os cristãos recordam o sofrimento que Cristo suportou por eles, é uma marca distintiva da religião cristã por todo o mundo.

3 comentários:

  1. Muito linda compreensão. Que o Senhor continue a iluminá-los. 📖

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto.

    A desvinculação da Páscoa do Cristianismo é possível por meio da leitura adequada das Escrituras.

    A ideia de transferir os valores (também as promessas) judaicos tem por finalidade enfraquecer as promessas de Deus para Seu povo.

    Deus os abençoe.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

A maior prova do amor é a verdade!

A verdade Bíblica é o pleno exercício do amor, do verdadeiro amor e não do pseudo-sentimento de hollywood que deixa tamanha multidão de p...