sábado, 16 de junho de 2018

Dia de Pentecostes – Ato 2 – uma análise teológica.


Dia de Pentecostes – Ato 2 –

uma análise teológica.



Aspectos Históricos

Pentecostes significa “50 dias depois”, neste caso, cinquenta dias depois da Páscoa. Originalmente, esta festa possuía três nomes hebraicos: festa das Semanas, festa das Colheitas ou Dia das Primícias. Estes três nomes revelam um pouco do conteúdo da festa: era agrícola e situada no período das colheitas. A troca de nome para Pentecostes deu-se a partir do período grego (333-63 anos antes de Cristo), quando a Grécia dominou culturalmente o mundo.



Referências proféticas

E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.
E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça.
O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor.
E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o Senhor, e entre os sobreviventes, aqueles que o Senhor chamar. 
Joel 2:28-32

Porém, Moisés lhe disse: Tens tu ciúmes por mim? Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta, e que o Senhor pusesse o seu espírito sobre ele!  Números 11:29

Está escrito na lei: Por gente de outras línguas, e por outros lábios, falarei a este povo; e ainda assim me não ouvirão, diz o Senhor.
De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis. 
1 Coríntios 14:21,22



Público alvo

Homens judeus habitantes de Jerusalém



Propósito teológico do livro de Atos.

Lucas procura explicar a Teófilo o motivo da expansão do Cristianismo. Cristo levando avante sua obra por meio dos apóstolos.







Importância temporal.

Inicio de uma nova Era, a graça, onde a Igreja proclama a volta de Jesus. Testemunhas da Ressurreição e proclamadores da Sua volta.





Questões Teológicas envolvidas

1-      Os primeiros cristãos viram línguas repartidas como se fosse fogo sobre a cabeça de cada um (texto descritivo);

2-      Todos foram cheios do Espirito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espirito Santo lhes concedia que falassem, ou seja, uma capacitação para faze-lo  (texto descritivo) pois observamos em At 9:17 que Paulo foi cheio do Espirito Santo e não falou em línguas, assim como em At 8:17 e 1 Co 12:13 afirma

3-      ... porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. Atos 2:6,neste trecho mostra claramente que os cristãos falavam na língua natal dos ouvintes, derrubando a tese que se diz onde os cristãos falando em línguas estranhas e as pessoas os ouviam em sua língua natal.

4-      O evento de Pentecostes (derramamento do Espirito Santo) e a pregação do apostolo Pedro são o alicerce de tudo quanto irá se desenvolver no livro de Atos.





Mudança da relação do Espirito Santo com os homens



Claramente o dia do Pentecostes crava uma mudança na relação do Espirito Santo com os homens. No VT observamos que o Espirito Santo vinha transitoriamente sobre alguns homens capacitando-os para ministrarem obras mediante o poder do Espirito.

Após o evento de pentecostes e discorrido em todo o NT, o crente torna-se habitação do Espirito Santo, sendo este um nutridor santo para não só como selo de justificação e novo nascimento mas também como transformador do caráter do crente pecador para caráter santo.

Além disso, o Espirito Santo capacitava pessoas no AT, pois inspirou as Escrituras Sagradas, Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. 1 Coríntios 2:11, apostolo Paulo afirma neste texto que Espirito Santo é que nos mostra a luz para entendermos as Escrituras já que nossas mentes naturais estão entenebrecidas.











Discurso de Pedro



Discurso de Pedro ocorre as 9 horas da manhã, ele usa este horário para refutar sobre a embriaguez que os incrédulos os estavam acusando e o evento tinha gerado questionamentos do que seria aquilo.

Pedro relaciona este fato (Pentecostes) com os eventos do Messias: encarnação, morte, ressurreição e ascensão de Cristo está relacionado a descida do Espirito Santo.

Naturalmente Pedro utiliza textos do Antigo Testamento, ele utiliza 3 citações do AT:

1-      Joel 2:28-32: Pedro já inicia utilizando uma expressão grega touto estin eirhmenon, que quer dizer, “isto é, aquilo”, que denota cumprimento. Uma indicação de Pedro que se iniciava uma era de cumprimento, mas sem a consumação. Inicio da era da Nova Aliança. Onde o Espirito habitaria nos crentes.

2-      Sl 16: 8-11: Pedro deixa claro que o que Davi diz neste salmo, se cumpriu em Cristo, da Ascenção do seu descendente ao Trono, servindo para mostrar que o Jesus rejeitado pelos judeus foi exaltado ao trono de Davi, essa exaltação ao trono foi feita pela ressurreição.

3-      Sl 110. Mostra a exaltação do Senhor Jesus, assentado a direita de Deus.

4-      2 Sm cap 7 e Sl 132:11 –“ O Senhor jurou com verdade a Davi, e não se apartará dela: Do fruto do teu ventre porei sobre o teu trono.” A ressurreição é a exaltação de Jesus ao trono davídico.



Sermão de Pedro é um sermão indutivo, induzir os ouvintes a sua ideia central que era que jesus crucificado Deus o exalto a Senhor e Cristo e todos devem se arrepender.





Teologia e Atos 2 a respeito do reino de Deus, cumprido, mas sem consumação.



De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis.
Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio diz: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita,
Até que ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés.
Saiba pois com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.
Atos 2:33-36

Neste texto temos a citação do Sl 110 mas a maior relevância dele é que diante de tudo que houve com Cristo Ele está exaltado a destra de Deus, e o que o exaltou a esta condição foi a ressureição.  O discurso do Apostolo Pedro tinha como objetivo mostrar ao judeus que Cristo era o Messias, não provava a atividade de Cristo mas o cumprimento dos salmos em Cristo como Messias.

Sobre a expressão “Assenta-se à minha direita” há duas correntes teológicas que explicam tal afirmação:

a)       Os que diferenciam o Trono de Davi e o presente estado de Jesus à destra de Deus, corrente defendidas pela maioria dos dispensacionalistas. Jesus assume uma posição intermediaria para depois assumir o trono, jesus está a destra, mas ainda não no trono de Davi.  Desta forma só depois Jesus irá iniciar seu Reino em plenitude. Reino literal ainda está por vir como consumação futura.

b)      Os que entendem que Pedro reinterpretou o salmo transferindo o trono de Davi de Jerusalém para o céu. Assim o trono de Davi é no céu e o reino messiânico de Jesus já se iniciou no céu, teólogos pactualistas defendem essa linha. Reino espiritual com milênio figurado. Jesus iniciou Seu reinado a partir do céu.



Significado de estar assentado a direita de Deus no AT



1-      A linguagem do Sl 110:1 vai além de alguém meramente humano

2-      Simboliza uma posição de grande honra e proximidade com Deus. Um rei próximo a Deus era tio como sentado no próprio trono de Deus (1 Cr 28:5; 29:23; 2 Cr 9:8)

3-      Em todo AT esta honra era relacionada a reinados terrenos;

4-      Não há no salmo nenhuma indicação de dimensões e nem há indicação de mudança do local do trono.

5-      Trono é tido como símbolo de autoridade, posição e não necessariamente função. No caso do texto uma autoridade Messiânica, baseado no discurso de Pedro em Atos 2





Refutando a tese que o trono de Davi foi levado ao céu

1-      Posição a destra de Deus, não se refere a uma posição espacial, mas sim uma posição de honra de autoridade por meio da ressurreição e a ascensão é o evento que mostra essa posição de autoridade exercida no céu;

2-      Não há profecia no AT para a ascensão de Cristo, a ascensão teve que ser interpretada a partir dos acontecimentos atuais a época.

3-      A ascensão é mencionada por Pedro como evidências da ascensão e não como prova dela em si.

4-      Todo o NT mostra a exaltação relacionada à ressurreição (Rm 1:4 e At 5:30 e 31);













Atos 2 e o reinado Messiânico



1-      No discurso de Pedro explica claramente ao chamado ao arrependimento, essas bênçãos são da era messiânica, mas não se encontram na profecia do salmo 110. Isto mostra uma diferença entre atividade real do Messias na profecia e a atividade salvívica do Cristo no presente;

2-      Pedro cita apenas o verso 1 do Sl 110, onde a ação é passiva, as ações ativas do reino não são citadas; Cristo assumiu a posição messiânica mas não exerce sua função real, ele ainda oferece a salvação, não oferecendo seu reino messiânico mas exerce uma atividade salvívica e não real.

3-      Pedro entende que a restauração trazida pelo reino messiânico ainda é uma expectativa futura At 3:21.

4-      Não há suporte para nos basear que o Reino se iniciou no céu, a atividade exercida por jesus no presente momento não é real, não há julgamento, separação de joio e trigo, agora Cristo exerce uma atividade salvívica.



Conclusão



Cristo exaltado e assume a posição de príncipe salvador, rei exaltado evidenciado pela ressureição, mas conclama o povo ao arrependimento e assim recebimento do Espirito Santo e inicio de nova era messiânica, na Graça e pelo testemunho da Igreja.

Porem cristo não exerce a atividade de rei, dia do Senhor será julgamento daqueles que não receberam o Rei em suas vidas. Um da então ele reinará sobre a terra em toda Sua plenitude.

O reino na presente era é como o grão de mostarda, só em sentido pelos regenerados, ainda há o joio, Senhor só reina sobre os transportados das trevas para a luz, e após julgamento futuro é que o Rei reinará sobre todos sobre a terra.




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