Nossa geração é cada dia mais egocêntrica, olha pra si e se coloca em
Evidência. Não há prazer em se colocar no lugar do outro ou em fazer o bem ao outro. O fato de termos sido criados com cuidado e afeto pelos nossos pais, começou a confundir-se com uma espécie de sensação de que todos devem nos tratar como eles nos trataram. O chefe, o colega, o marido, a mulher, os amigos, ninguém pode nos tratar de igual para igual e muito menos numa hierarquia descendente. Se não for tratado a pão de ló, este indivíduo surta, se julga injustiçado e vai embora, bate porta e fica “de mal”
Caraterísticas do mimado:
A reatividade é aquela tendência a responder aos estímulos do meio (pessoas e situações) automaticamente de forma impulsiva, sem avaliação da complexidade das situações. É o que alguns chamam de ansiedade ou ainda de espontaneidade e autenticidade.
– O exclusivismo é o hábito de travar uma luta aberta ou silenciosa por espaço pessoal assumindo que as pessoas e objetos que orbitam ao seu redor são suas posses exclusivas. O que alguns chamam de ciúme ou zelo.
– A parcialidade é a limitação cognitiva de alcançar a maior quantidade de facetas de uma realidade. É considerar uma parte mínima como o todo e ignorar que existem outras dimensões de um mesmo fato que devem ser levantadas antes de um parecer conclusivo. Você provavelmente chama isso de “mas é obvio, não?”. Não, não é.
– O egocentrismo não é só a mania de de querer tudo só para si, mas também a tentativa sutil de referenciar todos os acontecimentos do mundo em seu próprio ego. É como se todos fossem atores coadjuvantes ou figurantes da trama incrível da sua vida. Sabe quando não consegue imaginar nem de longe o que o outro está pensando ou sentindo quando algo afeta você? Pois é, chame seu descontrole de egocentrismo daqui para a frente.
– Pessoalismo é uma inclinação por achar que o mundo deve ser medido pelas suas predileções, ou seja, se você gosta e aprova (ainda que isso mude sem você perceber) é bom e o que se opõe a isso é ruim, condenável e maléfico.
– O imediatismo é aquela predisposição a achar que todo mundo é lerdo e só você é esperto e de exigir que tudo seja para ontem. Além disso é a incapacidade de considerar que ações tem consequências e que elas se desdobrarão num efeito em cadeia até o ponto de prejudicar alguém.
Significado de Egoísmo
substantivo masculino
Falta de altruísmo; apego excessivo aos próprios interesses; comportamento da pessoa que não tem em consideração os interesses dos outros.
Presunção; tendência a excluir os outros, tornando-se a única referência sobre tudo.
[Filosofia] Tendência individual de ter em conta os próprios interesses em detrimento da submissão aos compromissos morais com os demais.
O mimado nada mais é que um baita de um egoista, criado para ter seu desejo sem pagar preço de suas escolhas. O mimado é dissociado de compromisso mas sempre alto a buscar tudo que quer na hora que quer. Mimado é um idolatra de si próprio, um tirando de seus desejos e um opressor se utilizando de chantagem emocional, sendo suas maiores vítimas os mais próximos e os que mais o amam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário