sexta-feira, 1 de junho de 2018

TRISTEZA, DEPRESSÃO E SUICÍDIO - usando a Biblia para derrumar mitos

TRISTEZA, DEPRESSÃO E SUICÍDIO
Paulo Brasil Teologia de Família -IBBC

INTRODUÇÃO

Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento. Este é o mal que há entre tudo quanto se faz debaixo do sol; a todos sucede o mesmo; e que também o coração dos filhos dos homens está cheio de maldade, e que há desvarios no seu coração enquanto vivem, e depois se vão aos mortos.
Eclesiastes 9:2,3


TRISTEZA BÍBLICA

QUE TENHO GRANDE TRISTEZA E CONTÍNUA DOR NO MEU CORAÇÃO.
APOSTOLO PAULO EM RM 9:2

❖Choro é citado 160 vezes nas Escrituras
❖Tristeza é citada 48 vezes nas Escrituras
❖A minha alma consome-se de tristeza; fortalece-me segundo a tua palavra. Sl 119:28
❖Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Isaías 53:3


CONFLITO FAZ PARTE DA VIDA DO CRISTÃO
Vivemos em dualidade em nossas vidas
Sal e terra
Luz e trevas
Mundo e Igreja
Espirito Santo e Carne


JESUS CHOROU.
JOÃO 11:35

Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo. Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados. (Hb 2.15-17)

DEPRESSÃO – VULGARIZAÇÃO DO DIAGNÓSTICO
CRITÉRIOS CLINICO PARA DIAGNOSTICO DE DEPRESSÃO
pra fechar diagnostico precisamos de 5 dos sintomas abaixo relacionados:

1. Humor deprimido na maioria dos dias, quase todos os dias (p. ex.: sente-se triste, vazio ou sem esperança) por observação subjetiva ou realizada por terceiros (Nota: em crianças e adolescentes pode ser humor irritável);
2. Acentuada diminuição do prazer ou interesse em todas ou quase todas as atividades na maior parte do dia, quase todos os dias (indicado por relato subjetivo ou observação feita por terceiros);
3. Perda ou ganho de peso acentuado sem estar em dieta (p.ex. alteração de mais de 5% do peso corporal em um mês) ou aumento ou diminuição de apetite quase todos os dias (Nota: em crianças, considerar incapacidade de apresentar os ganhos de peso esperado);
4. Insônia ou hipersônia quase todos os dias;
5. Agitação ou retardo psicomotor quase todos os dias (observável por outros, não apenas sensações subjetivas de inquietação ou de estar mais lento);
6. Fadiga e perda de energia quase todos os dias;
7. Sentimento de inutilidade ou culpa excessiva ou inadequada (que pode ser delirante), quase todos os dias (não meramente autorrecriminação ou culpa por estar doente);
8. Capacidade diminuída de pensar ou concentrar-se ou indecisão, quase todos os dias (por relato subjetivo ou observação feita por outros);
9. Pensamentos de morte recorrentes (não apenas medo de morrer), ideação suicida recorrente sem um plano específico, ou tentativa de suicídio ou plano específico de cometer suicídio;


HÁ DEPRESSÃO NA BÍBLIA?
❖Estou aflito, e prestes tenho estado a morrer desde a minha mocidade; enquanto sofro os teus terrores, estou perturbado. A tua ardente indignação sobre mim vai passando; os teus terrores me têm retalhado. Eles me rodeiam todo o dia como água; eles juntos me sitiam. Desviaste para longe de mim amigos e companheiros, e os meus conhecidos estão em trevas.
Salmos 88:15-18


EXEMPLOS BÍBLICOS DE DEPRESSÃO
Elias – Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come. 1 Reis 19:4,5

Davi - Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus. Salmos 42:11

Jonas - Peço-te, pois, ó Senhor, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver. Jonas 4:3

Jó - A minha alma tem tédio da minha vida; darei livre curso à minha queixa, falarei na amargura da minha alma. Jó 10:1

Moisés - Agora, pois, perdoa o seu pecado; se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito. Êxodo 32:32

Jeremias - Por que saí da madre, para ver trabalho e tristeza, e para que os meus dias se consumam na vergonha? Jeremias 20:18


SUICÍDIO – O QUE A BÍBLIA FALA ?
Jó 14:1-6

CONCEITO DE SUICÍDIO
Walter Charleton em 1651, estabeleceu que o ato de tirar a própria vida de maneira intencional tendo como objetivo final. Suicídio quer dizer matar a si mesmo
Tirar a própria vida é a violação do sexto mandamento Não matarás. Ex 20:13


EXEMPLOS BÍBLICOS DE SUICÍDIO
A Bíblia menciona seis pessoas específicas que cometeram suicídio:
Abimeleque (Juízes 9:54),
Saul (1 Samuel 31:4),
o escudeiro de Saul (1 Samuel 31:4-6),
Aitofel (2 Samuel 17:23), Zinri (1 Reis 16:18) e
Judas (Mateus 27:5).
Cinco deles eram homens pecadores e perversos (não se sabe o suficiente sobre o escudeiro de Saul para fazer um julgamento a respeito de seu caráter)..

E SANSÃO?
Sansão se sacrificou para libertar seu povo, seu ato culminou na sua morte mas ele deliberadamente não o fez para morrer e sim para livrar seu povo. Jz 16:28 Sansão é citado tanto no livro de Juizes 13 a 16 como em Hebreus 11 como herói da fé. Hb 11:32

AFIRMAÇÃO DOUTRINÁRIA
Não há base bíblica para afirmar que suicidas irão para o inferno, o que define isto é se foram ou não remidos pelo sangue do Cordeiro. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
Romanos 8:38,39


E O SUICÍDIO IMINENTE?
Viver mas sem cristo ou achar que estar em uma igreja te aproxima de Deus é um suicida espiritual. Morto-vivo!
Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Lucas 12:20


COMO EVITAR QUE SE COMETA UM SUICÍDIO?
COMO ABORDAR A DE DEPRESSÃO?
❖ Qual a visão sobre a esperança? Onde encontrar? Em quem depositar? Como depositar?
❖Tudo que eu depositar minha esperança, que não for Deus, acabará em frustação
❖Compreensão dos valores da pessoa, compreensão dos valores do mundo e dos valores de Cristo ❖Sua compreensão de mundo e de seu papel neste mundo
❖Avaliar condições familiares
❖Avaliar condições orgânicas e fisiológicas
❖Avaliar as condições emocionais como:
❖Conflitos familiares, estresse e perdas
❖Ira e revolta
❖TEPT
❖Pecado e culpa


CONDUTAS
Procure profissional
Aconselhamento pastoral e bíblico
Vencer a inércia com mudança de rotina
Sentimentos não definem a nossa relação com Deus


CONSOLO DE DEUS
❖Como alguém a quem consola sua mãe, assim eu vos consolarei; e em Jerusalém vós sereis consolados.  Isaías 66:13

❖Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus. 2 Co 1:4

Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados; Mateus 5:4

Mas ai de vós, ricos! porque já tendes a vossa consolação. Lucas 6:24



A lamentação é a exposição das vísceras que inutilmente tentamos esconder. (…) Ela é feia, melancólica, questionadora e às vezes chega a ser petulante. Mas não confunda lamentação com murmuração! (…) Na murmuração, não há amor nem fé; só ressentimento, ódio de Deus, ofensa barata e comparações gratuitas MADUREIRA, Jonas. Inteligência humilhada. 1 ed. São Paulo: Vida Nova, 2017.


Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.
1 Pedro 5:9

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

A maior prova do amor é a verdade!

A verdade Bíblica é o pleno exercício do amor, do verdadeiro amor e não do pseudo-sentimento de hollywood que deixa tamanha multidão de p...