terça-feira, 28 de novembro de 2017

A cura o Filho do Oficial do Rei

A cura o Filho do Oficial do Rei ocorre quando Jesus estava pela segunda vez em Caná. Jesus voltou de Jerusalém para a Galiléia, para a cidade do casamento, onde havia anteriormente realizado um milagre.
Vivia, naquela época em Cafarnaum, um alto funcionário, ligado à casa civil ou militar de Herodes Antipas, cuja atividade não se pode determinar.
Muitos especulam que se tratava de Cusa, intendente de Herodes, que era marido de Joana, uma das piedosas mulheres galiléias que passaram a acompanhar o Mestre em suas viagens missionárias.
"E Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com seus bens." Lucas 8:3

E o evangelista João descreve que ele tinha um filho, que estava gravemente enfermo, acometido por uma violenta febre maligna. Cafarnaum está situada em uma região tropical e pantanosa, que no verão e ainda mais no outono, fica cheia de insetos e mosquitos.
"Segunda vez foi Jesus a Caná da Galiléia, onde da água fizera vinho. E havia ali um nobre, cujo filho estava enfermo em Cafarnaum." João 4:46
.
Mas a notícia da volta de Jesus para Galileia Este pai aflito, parte em uma jornada de aproximadamente 31 Km, pelo longo e estreito caminho que subia e levava até Caná, onde o Mestre estava.
"Ouvindo este que Jesus vinha da Judéia para a Galiléia, foi ter com ele, e rogou-lhe que descesse, e curasse o seu filho, porque já estava à morte." João 4:47
O pai roga muitas vezes que Jesus descesse à Carfanaum e curasse seu filho doente. 
"Então Jesus lhe disse: Se não virdes sinais e milagres, não crereis." João 4:48



Jesus falava a todos os judeus que de uma forma geral, no curso da história de Israel, estavam sempre a pedir sinais e prodígios, para que pudessem crer em Deus ou em seus profetas.
Até o apóstolo Paulo chegou a esta conclusão.
"Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria;" 1 Coríntios 1:22
Era assim, primeiro os judeus queriam ver, para depois crer. Mas não pela palavra ou pelo testemunho de Jesus, e sim pelos milagres. Entretanto o Mestre sabia que este tipo de fé era vacilante, imperfeita e superficial.
A vontade de Jesus era que seus discípulos acreditassem nas suas palavras, como a Samaritana fez, não houve milagre em samaria, mas eles creram na pregação e no testemunho de Jesus.
E o oficial do rei  continua humildemente rogando por seu filho querido.
"Disse-lhe o nobre: Senhor, desce, antes que meu filho morra." João 4:49
E Jesus o submete a mais uma prova de fé:
"Disse-lhe Jesus: Vai, o teu filho vive. E o homem creu na palavra que Jesus lhe disse, e partiu." João 4:50

Mas ele saiu de Caná com apenas uma palavra: "vai o teu filho vive".
Só a Palavra de Deus pode dar vida é a morte não se sobrepuja..
.
"E descendo ele logo, saíram-lhe ao encontro os seus servos, e lhe anunciaram, dizendo: O teu filho vive. Perguntou-lhes, pois, a que hora se achara melhor. E disseram-lhe: Ontem às sete horas a febre o deixou." João 4:51-52
Ele entende que foi na mesma hora que Jesus havia dito: "Vai, teu filho vive". Assim sua fé foi tremendamente edificada, chegando-se a fé perfeita, salvadora, pois ele primeiro creu na palavra de Jesus; foi provado em sua fé; e depois viu o resultado, a cura de seu filho.

 E eles creram juntamente com o pai, e grande foi a salvação naquela casa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

A maior prova do amor é a verdade!

A verdade Bíblica é o pleno exercício do amor, do verdadeiro amor e não do pseudo-sentimento de hollywood que deixa tamanha multidão de p...