Esse capitulo retrata uns dos mais profundos e diretos sermões de Jesus, sermão esse de caráter pessoal e direto. Nicodemos chega ao Cristo cheio de rodeios e palavras afáveis mas foi procurar Jesus pela noite talvez pelo receio de ser visto conversando com Cristo já que Nicodemos era um dos grandes no farisaísmo e de cara Nicodemos recebe um : ": Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus"
E a partir dai Jesus começa a descrever o nascimento espiritual que todo homem necessita passar seja ele quem for ou pensa que é em sua justiça pessoal.
O ápice do novo nascimento é a crença em Cristo Jesus, pois Cristo é o pilar da salvação e da reconciliação com o Pai. Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (v16)
Cristo não veio pra condenar mas sim para salvar pois o mundo condenado já está!!
Após este fato vemos a explicação do batismo de João que era para arrependimento já o de Cristo para é para purificação, pleno e de obra completa pois do céu foi Lhe dado tal poder.
Vemos um dos textos mais belos da Bíblia protagonizado por João Batista: Assim, pois, já essa minha alegria está cumprida. É necessário que ele cresça e que eu diminua." Ato de completa compreensão da grandeza de Deus, da missão do Cristo e de sua própria missão.
E a conclusão de João 3 é esta:
Pai ama o Filho e todas as coisas entregou nas suas mãos. Aquele
Hc 2.4; Jo 1.12; 6.47; Rm 1.17; 1Jo 5.10
que crê no Filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.
Jo 1.13; Gl 6.15; Tt 3.5; Tg 1.18; 1Pe 1.23; 1Jo Deus..
Outro ótimo texto.
ResponderExcluirÉ o divisor eterno: a fé em Cristo.
Deus abençoe, fortalecendo em seus caminhos, e iluminando sua mente e seu coração.