Autor: Pr. Paulo Brasil - meu pai
O povo que andava em trevas viu uma grande luz. E sobre os que habitavam na terra de profunda escuridão, resplandeceu a luz.
Este texto está no livro do profeta Isaías. Em seu capítulo 9, verso 2. É uma referência a vinda de Jesus, mas o utilizo para ilustrar o efeito que as Escrituras produziram ao iluminarem o mundo que jazia em trevas, quando dos primeiros sonidos da reforma protestante... Na terra de profunda escuridão resplandeceu a luz.
Sem dúvida, o mundo de então, marcado pelo ocultismo e charlatanismo religioso de um lado, e por sofismas e tradições, por outro, fortaleciam e alimentavam a ignorância dos povos. O falso misticismo, ornado por bonecos de madeira e gesso, obra de mãos humanas, eram revestidos de ouro ou prata. E oferecidos como deuses. Assim, prometiam uma falsa esperança, garantindo os lucros do clero.
Quando descobriu-se o conteúdo das Escrituras, veio o termo, Sola Scriptura. Apesar de cunhado muito após aqueles tempos, expressa exatamente o que representou o desvendamento das Escrituras para o mundo. Percebeu-se que Deus realmente falava com os homens. A magnitude da descoberta é sem precedentes. Sola Scriptura, e nada ou ninguém mais, era necessário para compreender a realidade e estabelecer o certo e o errado. Sola Scriptura.As portas do céu foram abertas permitindo o conhecimento e a esperança... Assim, conhecemos a Deus, o Senhor.
Seu poder ficou evidenciado. Sim, é Ele quem determina todas as coisas. Criou nações, permitiu impérios, antecipou em 700 anos sua vinda a este mundo. Criou, cuida e exaltará Israel, seu povo. Chama à vida aos mortos, faz acalmar os ventos. E mesmo além deste mundo, ele é sobre o mundo. Tais conhecimentos passaram a determinar a dinâmica da vida.
Nações foram criadas sob a égide dos valores contidos nas escrituras. Expandiram-se a educação, a leitura, os relacionamentos. A escravidão foi progressivamente banida, compreendendo-se a igualdade entre suas criaturas. O trabalho foi reconhecido. Padrões e valores morais e éticos contrários aos valores até então vigentes, determinaram um novo destino para a civilização.
A soberania do clero ruiu, os mitos e falsos misticismos foram questionados.
A partir das Escrituras, O mundo jamais foi o mesmo. O novo conhecimento construiu as bases em que se sustentam a civilização que conhecemos. Mesmo que presenciemos seus últimos dias.
E, no âmbito pessoal, passou-se a ter a correta percepção da realidade e a inabalável esperança do futuro. Sim, veio deste livro a compreensão do passado, do presente, e a certeza do futuro.
Pois, de forma surpreendente, Deus afirma e determina o que virá a ocorrer. E tudo deixou escrito no seu Livro. E apenas nele. Sola Scriptura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário