segunda-feira, 12 de junho de 2017

Dia dos namorados: amor ou paixão?

Hoje dia dos namorados e fiquei me perguntando como observar isso diante das Escrituras, tentei ser  o menos ranzinza possível e ser o mais democrático ao ouvir ideias diversas.
Pesquisei alguns conceitos seculares sobre o tema:

"Namoro significa a relação afetiva mantida entre duas pessoas que se unem pelo desejo de estarem juntas e partilharem novas experiências. É uma relação em que o casal está comprometido socialmente, mas sem estabelecer um vínculo matrimonial perante a lei civil ou religiosa.
No Brasil o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho. Em alguns países, comemora-se no dia 14 de fevereiro, Dia de São Valentim. (fonte: significados.com.br)"

Ainda tem mais:
"Namorar é acariciar, beijar, abraçar, dar festinhas, é ajudar, sonhar, amar, respeitar, fazer tudo de bom e agradável para ambos"

 e completando:
"Relacionar-se amorosamente com uma pessoa de qualquer sexo sem estar noivo ou casado com ela"

Então observamos que para o mundo namoro é uma relação sem compromisso estabelecidos ou responsabilidades claras onde o objetivo é a satisfação pessoal e essa satisfação pode ser alcançada com qualquer pessoa de qualquer sexo de qualquer forma.


Á luz das Sagradas Escrituras observamos em I Co 7:1-2
"Quanto aos assuntos sobre os quais vocês escreveram, é bom que o homem não toque em mulher, mas, por causa da imoralidade, cada um deve ter sua esposa e cada mulher o seu próprio marido."
O sexo só é visto dentro do casamento como união físico entre o casal, "unidos em uma só carne", de maneira heterossexual (homem e mulher) e observando a fidelidade do casal de forma a manter o leito nucial sem mácula Hb 13:4,  fugindo de toda promiscuidade, prostituição, pornografia, palavras torpes para que o casal seja primeiro fiel ao Senhor e por consequência fiel ao seu cônjuge.

Apesar das palavras “namoro” e “compromisso” não estarem na Bíblia, temos nela alguns princípios que os cristãos devem seguir durante o período anterior ao casamento. A primeira coisa que devemos compreender é que devemos nos distanciar da visão corrente no mundo sobre o namoro, pois as diretrizes de Deus contradizem as do mundo (II Pedro 2:20). A sociedade nos diz que devemos namorar o quanto quisermos, indo de pessoa em pessoa, o mais que pudermos. Mas ao invés disto, devemos descobrir com que tipo de pessoa estamos nos relacionando antes de termos um compromisso. Devemos descobrir se esta pessoa já recebeu o novo nascimento no Espírito de Cristo (João 3:3-8), se ela compartilha o mesmo desejo de também ser como Cristo (Filipenses 2:5). Por que isto é importante ao se procurar um cônjuge? Um cristão deve ser cauteloso e não se casar com um incrédulo (II Coríntios 6:14-15), pois isto pode enfraquecer seu relacionamento com Cristo, ou comprometer seus princípios e padrões.

Quando estamos em um relacionamento onde haja compromisso, é importante que nos lembremos de amar ao Senhor acima de qualquer outra pessoa (Mateus 10:37). Dizer ou crer que a outra pessoa é o seu “tudo” ou a coisa mais importante de sua vida constitui idolatria, que é pecado (Gálatas 5:20, Colossenses 3:5). Além disso, não profane seu corpo tendo relações sexuais antes do casamento (I Coríntios 6:9, 13, II Timóteo 2:22). Imoralidade sexual é pecado, não apenas contra Deus, mas também contra seu próprio corpo (I Coríntios 6:18). É importante amar e honrar aos outros assim como amar a si mesmo (Romanos 12:9-10), e isto é verdadeiro no relacionamento de namoro ou de casamento. Seguir estes princípios bíblicos é a melhor maneira de ter um alicerce seguro para o casamento. É uma das decisões mais importantes a fazer na vida, pois quando duas pessoas se casam, elas se unem firmemente uma à outra e se tornam uma só carne, o que deve ser algo permanente, inseparável (Gênesis 2:24, Mateus 19:5).




Observamos neste dia um excesso de "eu te amo" mas que amor é este? Alguns até citam 1corintios 13 no dia de hoje mas esquecem que o amor deste texto é o amor de Deus, amor "Ágape", é desta forma que Deus no ensina como devemos proceder, buscando o amor ágape par que Ele derrame sobre o relação o amor divino, que possamos aprender esse amor e executa-lo dia a dia. Que vivamos mais Ágape assim como vivemos eros e philos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

A maior prova do amor é a verdade!

A verdade Bíblica é o pleno exercício do amor, do verdadeiro amor e não do pseudo-sentimento de hollywood que deixa tamanha multidão de p...