segunda-feira, 7 de maio de 2018

Somos Tolos e Arrogantes


Somos tolos e arrogantes – a liberdade é mediante revelação e não autoreflexão

Como podemos pensar que podemos compreender a Deus? Como nossa mente finita pode compreender o infinito, somos criaturas Dele e criados para sermos dependentes Dele pois sem Ele não há sentido viver em nós mesmos.

Somos tolos pois estamos presos em nós mesmos, reverberando nossos pensamentos e nossas convicções sem sustações, somos ecos de nós mesmos. A humildade é sinal do auto reconhecimento, por essa razão, o tolo não é humilde, uma vez que não se interessa pelo autoconhecimento, o qual, por sua vez, pressupõe a suspeita de si mesmo e de suas ideias, confrontando-as e presumindo que elas não são tão suas ou tão originais como parecem ser. O Tolo não se corrige, o tolo não quer ver que há algo superior a ele, e que principalmente, que ele próprio é bem menos do que ele pensa ser.

Essa cegueira e surdez é hereditária, advinda de Adão, nele o pecado minou toda nossa capacidade de termos qualquer ação seja ela intelectual, emocional ou altruísta sem a interferência do pecado. Para que essa condição seja alterada, só por meio de uma Revelação do próprio Deus, revelação está instrumentalizada através da Sua Própria Palavra, ela os traz libertação.



 A liberdade obrigatoriamente começa com a noção do que somos, de nossa natureza de nossa condição, de nossa perdição e de nossa total incapacidade, mas mediante essa Revelação, que é o Evangelho de Cristo, começamos a enxergar um Deus vivo, santo, infinito e que faz a nossa vida ter sentido.

Somos flechas lançadas por Deus, flechas essas que tem como alvo, o próprio Deus, Ele fez tudo por Si e para Si, como a queda adâmica, essas flechas perderam seu alvo, perderam a direção e por si só são incapazes de se ajustar para corrigir seu alvo.

“O pecado é feio, irracional e destrutivo, mas mesmo assim eu o amo. Como, ó Senhor, explicar o amor que tenho pelo que é feio, irracional e destrutivo?” Santo Agostinho.

Essa afirmativa expõe claramente nossa incapacidade natural de buscar a Deus e nossa capacidade e inclinação natural de nos mantermos em inimizade com Ele.

Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Romanos 7:19



Mas já que sou incapaz de conhecer e reconhecer Deus, como então devo conhece-Lo? Deus não quer ser conhecido a não ser por intermédio de Cristo; nem pode ser conhecido por outro modo. Cristo é o descendente prometido a Abraão; nele, Deus cumpriu todas as suas promessas. Portanto, somente Cristo é o meio, a vida e o espelho pelo qual vemos Deus e conhecemos sua vontade. Por meio de Cristo, Deus declara seu favor e misericórdia para conosco. Em Cristo, vemos que Deus não é um mestre e um juiz irado, mas, sim, um pai gracioso e bondoso, que nos abençoa, isto é, que os salva da lei, do pecado, da morte, e de todo mal, e nos oferece a justiça e a vida eterna mediante Cristo. Este é um conhecimento certo e verdadeiro de Deus; uma persuasão divina que não falha, mas retrata Deus mesmo numa forma específica, à parte da qual não há nenhum Deus.



O conhecimento natural de Deus produz falsos deuses, nossa aproximação de Deus carece da graça, graça é a revelação de Deus, a graça gera a própria confissão da necessidade de Deus, a graça é o valor imerecido, fruto da misericórdia de Deus, centralizada em Cristo Jesus.

Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.


Salva-me, ó Deus, pelo teu nome, e faze-me justiça pelo teu poder.


E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.


E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.


Cristo é a própria revelação de Deus, Cristo é a reposta para nossa inquietude, para nosso vazio, para nosso propósito. Nos humilhemos e reconheçamos, que roguemos a misericórdia de Deus, que Ele se manifesta diariamente em nossas vidas e nos dê a luz e o caminho.



Sou incapaz por mim próprio de Te buscar Ó Senhor mas tem misericórdia de mim, não merecedor, rebelde mas derrama sobre mim  Teu perdão, Tua paz e ilumina meus caminhos para eu não pecar contra Ti.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

A maior prova do amor é a verdade!

A verdade Bíblica é o pleno exercício do amor, do verdadeiro amor e não do pseudo-sentimento de hollywood que deixa tamanha multidão de p...