sexta-feira, 11 de maio de 2018

Ética sem doutrina?


Como aceitar a ética mas não queres a doutrina?!?!!?



Muitas  vezes associamos ao nosso discurso algo que chamam de ética cristã, procuramos a igreja para “sermos pessoas melhores”, ou nós achamos melhores por termos certos comportamentos baseados na ética cristã. Vemos mais e mais pregações sobre termos comportamento cristão, vemos mais e mais exortações sobre comportamentos, hábitos e costumes, mas quando convocamos as pessoas para ensinamentos da doutrina cristã, elas dizem que são adeptas da ética, mas não precisam ou não concordam com tudo da doutrina cristã, ai eu pergunto a você: é possível dissociar a ética da doutrina cristã? É possível exercer o amor de jesus sem compreender a expiação, redenção, justificação e a santificação?

É importante deixarmos claro que as orientações de Cristo e de todas as epistolas não são voltadas a todos, mas sim a um povo exclusivo, e só esse povo exclusivo entenderia e seria capaz de reproduzir em suas vidas a ética aliada a doutrina de Jesus, esse povo é o povo que nasceu de novo, povo que vive em novidade de vida e são a habitação do Espirito Santo.

Quem não nasceu de novo apenas há uma orientação a ser feita: Arrependa-se e creia no Evangelho! Como uma pessoa que não nasceu de novo é capaz de seguir e exercer os mandamentos sem Espirito Santo? Como? Sem nascer de novo é impossível!!!

E como nascer de novo? Isso só acontece pela pregação da Palavra (doutrina), ação do Espirito Santo culminando no novo nascimento mediante arrependimento, redenção e fé.

Acreditar que por nós próprios somos capazes de seguir a Cristo é uma completa ignorância a respeito de nossa própria natureza como podemos ver:” E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência;
Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
Efésios 2:1-3

Não é possível seguir ética sem doutrina, pois sem doutrina não há regeneração, a doutrina é que alimenta nossa parte espiritual (regenerada), a doutrina que é a ferramenta que o Espirito Santo usa para transformar dia após dia as nossas vidas.

“Melhorar” nosso comportamento e atitude de civilidade não é a reforma que precisamos, procurar ética sem doutrina é tentar reformar uma parede podre apenas com remendos.

A doutrina é a salvação, salvação de nós mesmos e só assim conseguiremos seguir preceitos de cristo. Doutrina no hebraico nada mais é que ensino...somente isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

A maior prova do amor é a verdade!

A verdade Bíblica é o pleno exercício do amor, do verdadeiro amor e não do pseudo-sentimento de hollywood que deixa tamanha multidão de p...