Por que há esse aumento absurdo de membros e de igrejas evangélicas nos últimos anos¿ será realmente que o Evangelho está alcançando tanta gente assim¿ Há 30 anos era vergonha social ser crente, hoje é descolado e super bem aceito socialmente. Mas porque tem acontecido isto¿ Qual motivo do “bum” gospel em todo pais¿
Não quero aqui menosprezar o crescimento da igreja mediante conversões realmente verdadeiras, pessoas legitimamente que nasceram de novo, mas não são delas que podemos creditar esse aumento exponencial dos evangélicos no Brasil.
Com o passar dos anos e sabidamente a dificuldade de crescimento da igreja, o que é totalmente esperado do ponto de vista bíblico já que “muitos são chamados, mas poucos os escolhidos” (Mt 22:14), alguns líderes passaram a tornar a igreja mais atrativa ao mundo, embora a Bíblia afirme que “E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. ” João 1:5, alguns líderes tentaram mimetizar a luz em trevas para atrair o povo do mundo. Desta forma paulatinamente o entretenimento na igreja foi ocupando espaço cada vez maior nas atividades e na liturgia eclesiástica. Louvores passando a ser cada vez mais profissionais e como atrativo maior, teatro, testemunhos, shows e diversão, cultos de 5min de leitura e pregação rasa da palavra e 1:30h de apelos a emoção, incentivo a carnalidade e nenhum combate ao ego e ao pecado, e cada vez mais a Palavra de Deus e a pregação foram perdendo espaço na rotina e nos corações dos membros da igreja.
Hoje as pessoas se “convertem” por louvor, testemunho, promessas triunfalistas, seguem pastores, cantores ou pregadores de rede social e assim proporcionalmente ao crescimento gospel, vem acompanhado também o crescimento dos Desigrejados e dos “desviados”, pois estes são nascidos de espetáculo, nascidos da música, do teatro, do testemunho, da ONG evangélica que virou a Igreja convertidos mediante emoção e não pela ação do Espirito Santo.
E assim vamos caminhando como “walking dead” pelas igrejas, mortos que andam, mortos que só querem satisfazer seus desejos e suas vontades, mas mortos e sem noção da sua morte e tendo a morte como seu guia.
Só o retorno a importância da exclusividade das Escrituras para retomar nosso caminho embora eu afirme que a “onda Gospel” seja irrefreável e impossível de combater. Mas a Palavra continua sendo o que sempre foi, nosso único caminho e esperança de relação com nosso único Deus e criador.
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário