domingo, 21 de janeiro de 2018

Deuteronômio 7 - uma pérola num tesouro chamado Biblia


Versículos que mexeram muito comigo



O capitulo 7 de Deuteronômio me chamou muito a atenção, porque li esse trecho? Estou no propósito de ler a bíblia toda este ano e desde 1 de janeiro comecei a ler e ontem termine Deuteronômio mas esse trecho foi deveras importante pra mim e muito me fascinou.



O primeiro versículo que li foi o v.2 ao 4 que diz:

 Quando o SENHOR teu Deus te houver introduzido na terra, à qual vais para a possuir, e tiver lançado fora muitas nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os cananeus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu;

2 E o Senhor teu Deus as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirás; não farás com elas aliança, nem terás piedade delas; Nem te aparentarás com elas; não darás tuas filhas a seus filhos, e não tomarás suas filhas para teus filhos;

4 Pois fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do Senhor se acenderia contra vós, e depressa vos consumiria.



Como é importante não termos alianças com povo estranho, com o mundo, com pessoas que servem a outros deuses. E essa separação tem como idéia fundamental uma proteção que nos é orientada da parte de Deus e essa orientação para nossa proteção se estende aos nossos filhos para que não se afastem do Senhor e a ira Dele não se acenda sobre nós.



Outro trecho maravilhoso encontraremos no v.6 a 9:

Porque povo santo és ao Senhor teu Deus; o Senhor teu Deus te escolheu, para que lhe fosses o seu povo especial, de todos os povos que há sobre a terra.
O Senhor não tomou prazer em vós, nem vos escolheu, porque a vossa multidão era mais do que a de todos os outros povos, pois vós éreis menos em número do que todos os povos;
Mas, porque o Senhor vos amava, e para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o Senhor vos tirou com mão forte e vos resgatou da casa da servidão, da mão de Faraó, rei do Egito.
Saberás, pois, que o Senhor teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos.
Deuteronômio 7:6-9



Somos povo santo, somos separados do mundo e do pecado, e separados e dedicados sendo consagrados à vontade do Senhor. Ele não escolheu o povo judeu por ser grande e forte, não escolheu baseado nos atributos do povo judeu assim como não nos escolheu por algo valor nosso ou mérito nosso. Nos escolheu por amor e essa escolha baseada em amor gera um propósito em nossas vidas e nosso propósito é que guardemos seus mandamentos. Nos escolheu e nos amou pela Sua fidelidade e Sua misericórdia dura até mil gerações.



E ainda mais:

Será, pois, que, se ouvindo estes juízos, os guardardes e cumprirdes, o Senhor teu Deus te guardará a aliança e a misericórdia que jurou a teus pais;
E amar-te-á, e abençoar-te-á, e te fará multiplicar; abençoará o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, o teu grão, e o teu mosto, e o teu azeite, e a criação das tuas vacas, e o rebanho do teu gado miúdo, na terra que jurou a teus pais dar-te.
Deuteronômio 7:12,13



Se ouvindo, guardarmos e cumprirmos os juízos de Deus, Ele nos guardará em misericórdia e em aliança. Como somos gentios essas promessas do Senhor se aplicam a Igreja de Cristo pois somos um em Cristo Jesus (Rm12:5, Ef 1:15 e Rm 8:15) e por amor a Seu Filho herdamos tais promessas assim como o povo judeu herdou através dos seus patriarcas (Ef 3:6).



E se dessa forma procedermos Senhor nos amará (Que promessa inefável !!!) e nos abençoará e nos multiplicará, tanto nossa casa e descendência como fruto do nosso trabalho. Por mais que o texto se aplique ao povo judeu, os conceitos de Deus não mudam e como somos povo escolhido (1Pe2:9), podemos aplicar isto a Igreja de Cristo.



Outro trecho que achei tremendo foi ,embora na capitulo 8:

E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o Senhor teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não.
E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor viverá o homem
Deuteronômio 8:2,3



Incrível como esquecemos dos caminhos que trilhamos com o Senhor, como esquecemos de todos os milagres que ocorrem em nossas vidas e bênçãos derramadas, somos murmuradores tais quais ou piores que o povo judeu, acredito que sejamos piores porque eles ficaram 40 anos num deserto e em meio a guerras e nós que somos fracos na sala de nossa confortável casa?!?!? Muitas vezes passamos por períodos de desertos espirituais, passamos por períodos de provações e dificuldades, mas neste trecho está explicação de tudo e do final de tudo. Somos provados para sermos humilhados mas essa humilhação não é como o mundo erradamente tenta nos ensinar, essa humilhação é para diminuir nosso ego e nossas soberba com autoconfiança, e assim soberbos e agirmos guiados pela vontade de Deus e não de nossa própria. Essas provação fazem e trazem à tona o que está no nosso coração e desta forma crescemos na fé e seremos mais fortes pois o Espírito Santo nos consola em toda tribulação (2 Co 1:4 e Jo14:16) nos capacita em toda verdade intercedendo por nós (Rm 8:26). E por fim que nosso sustento e necessidade maior seja a Espiritual, que sejamos dependentes verdadeiramente do Senhor, que tenhamos fome da verdade, que nossas vidas sejam mais espirituais e menos carnais possíveis. Que após provados sejamos aprovados (2 Tm2:15, 2 Tm 4:7, Sl64:10) e que Deus sorria ao nos olhar lá de cima.












quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

A carne diz: "Nunca é o suficiente, quero mais"


Deus nos sustenta com maná na nossa peregrinação no deserto de nossas vidas, Ele nos sustenta e sabe o que é melhor para nós. Êxodo 16:35, Números 11:7. Mas sempre achamos que a vontade Dele e o modo como Ele direciona nossas vidas “ainda falta alguma coisa”, queremos incrementar ou fazr igual o povo do mundo nos satisfazendo dos desejos dos olhos, carne e da soberba. Observamos o mesmo acontecido com povo judeu peregrino, observemos em Nm 11:6:” Mas agora a nossa alma se seca; coisa nenhuma há senão este maná diante dos nossos olhos.” E murmuram ainda mais pois Moises relata que o povo chora por carne Nm 11:13” De onde teria eu carne para dar a todo este povo? Porquanto contra mim choram, dizendo: Dá-nos carne a comer;”

Interessante é avaliar com o Deus agiu em relação a essa situação, primeiro Deus dá ao povo carne:

E dirás ao povo: Santificai-vos para amanhã, e comereis carne; porquanto chorastes aos ouvidos do Senhor, dizendo: Quem nos dará carne a comer? Pois íamos bem no Egito; por isso o Senhor vos dará carne, e comereis;
Não comereis um dia, nem dois dias, nem cinco dias, nem dez dias, nem vinte dias;
Mas um mês inteiro, até vos sair pelas narinas, até que vos enfastieis dela; porquanto rejeitastes ao Senhor, que está no meio de vós, e chorastes diante dele, dizendo: Por que saímos do Egito?

Números 11:18-20



Deus providencia codornizes para que o povo as tivesse (Nm 11:31) mas além de providenciar o desejo do coração do povo vemos que no momento que o povo foi satisfazer-se com as codornizes olha que acontece:

Quando a carne estava entre os seus dentes, antes que fosse mastigada, se acendeu a ira do Senhor contra o povo, e feriu o Senhor o povo com uma praga mui grande.
Por isso o nome daquele lugar se chamou Quibrote-Ataavá, porquanto ali enterraram o povo que teve o desejo.”
Números 11:33,34.



Há desejos do homem que só geram pragas, sofrimento e até morte.  Nossos desejos são armadilhas e devemos avaliar sempre à luz da Palavra, que nossa vontade esteja dentro da vontade de Deus e de Seus mandamentos pois se isto não ocorrer somos carnais buscando carnalidade e o fim disto é a morte na falta de comunhão com Deus.

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Psicologia gospel na idolatria evangélica nossa de cada dia


Psicologia gospel na idolatria evangélica nossa de cada dia



Impressionante como a psicologia adentrou nossas igrejas e afetou nossos estudos e pregações. Vemos cada dia mais que os conceito psicológicos se sobrepões as conceitos bíblicos, frases de efeito tomam mais e mais espaços que os ensinamentos doutrinários, vemos um evangelho motivacional, uma autoajuda gospel, um “método para sermos eficazes”, vemos técnicas de neurolinguistica para melhorar o convencimento, linguagem corporal, tudo isso para “ajudar o Espirito Santo” e a cada dia perdemos o conceito da soberania de Deus, de sua Santidade e do peso e pavor ao pecado e de simplesmente...pregar a Palavra.



Livros e mais livros dedicados a “o destino que tomamos”, “atributos que nascem do meu coração”, “Deus escolheu você para o sucesso”, coaching espirituais com as “chaves da sabedoria”. Hoje precisamos de “motivação e ousadia” para seguir os desígnios de Deus como se houvesse outra opção, como se um remido não tivesse a menor compreensão de sua redenção e o valor da cruz de Cristo.



Hoje a cruz de Cristo é amuleto, o homem é o centro de tudo e estamos num nível que o homem é que precisa dar espaço pra Deus, esta sendo criado um Deus de gesso embora não fisicamente, a comunidade evangélica está se tornando a religião mais idolatra do mundo, onde idolatramos pastores, cantores, pastoras e principalmente, idolatramos nosso eu!!


Só a pura palavra de Deus pode nos afastar desse hedonismo gospel, só o arrependimento e a real compreensão da soberania de Deus são capazes de começarmos a entender a nossa pequenez e a grandiosidade do Senhor, só a Sua misericórdia para termos luz e vencermos essa cegueira espiritual que vivemos num mundo dedicado aos deleites da vida anti-Deus. Antes éramos tragados no mundo, hoje estamos sendo tragad

domingo, 7 de janeiro de 2018

Sugestão para louvor "Atos 2"


Avaliando do ponto de vista teológico o louvor “Atos 2" cantado pela Cantora Gospel Gabriela Rocha, proponho apenas uma adaptação para que fique mais fiel a ideia bíblica mas de forma alguma quero execrar esse belo louvor que não contem nenhum erro teológico-doutrinário.



Atos 2
Gabriela Rocha

Nós estamos aqui, tão sedentos de Ti
Vem, ó, Deus! Vem, ó, Deus
Enche este lugar
Meu desejo é sentir Teu poder, Teu poder!

Nós estamos aqui, tão sedentos de Ti
Vem, ó, Deus! Vem, ó, Deus
Enche este lugar
Meu desejo é sentir Teu poder, Teu poder!

Então, vem me incendiar
Meu coração é o Teu altar
Quero ouvir o som do Céu
Tua glória contemplar!



No trecho grafado diz que nosso coração é o altar de Deus, vemos em Insensatos e cegos! Pois qual é maior: a oferta, ou o altar, que santifica a oferta? Mt 23:19

Nosso coração que deve ser a oferta no altar do Senhor pois nosso coração de natureza pecaminosa (Mt 15:19 e Jr 19:9) não pode a nada santificar.

Ficaria mais apropriado que fosse “Meu coração no Seu altar”

À Deus toda a honra e Gloria!




sábado, 6 de janeiro de 2018

Betel!!!!

Betel é uma palavra com origem no hebraico que significa "casa de Deus".


A primeira citação dela:
Abrão volta do Egito, de onde não era para ter ido apesar da fome imposta na terra de Canaã.
E fez as suas jornadas do sul até Betel, até ao lugar onde a princípio estivera a sua tenda, entre Betel e Ai; Gênesis 13:3

Depois vemos a experiência de Jacó em Betel, detalhando toda a fascinante história deste local.
E chegou a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto; e tomou uma das pedras daquele lugar, e a pôs por seu travesseiro, e deitou-se naquele lugar.
E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela;
E eis que o Senhor estava em cima dela, e disse: Eu sou o Senhor Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência;

E a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra;
E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado.

Acordando, pois, Jacó do seu sono, disse: Na verdade o Senhor está neste lugar; e eu não o sabia.
E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus.
Então levantou-se Jacó pela manhã de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por seu travesseiro, e a pôs por coluna, e derramou azeite em cima dela.
E chamou o nome daquele lugar Betel; o nome porém daquela cidade antes era Luz.
E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir;
E eu em paz tornar à casa de meu pai, o Senhor me será por Deus;
E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.
Gênesis 28:11-22

Mais uma vez vemos a importância deste local pois nele a comunhão entre Jacó e o Senhor foi restarada após o triste crime violento cometido em vingança ao estupro de Diná, filha de Lia.
E chamou Jacó aquele lugar, onde Deus falara com ele, Betel. Gênesis 35:15

A seguir vários versículos para enaltecer esse local com tantas belas recordações das obras do Senhor. O local não tem poderes especiais ou místicos, que quero ressaltar são os momentos que Deus se mostra íntimo e acessível ao homem.
E moveu-se dali para a montanha do lado oriental de Betel, e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente, e Ai ao oriente; e edificou ali um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor. Gênesis 12:8
E morreu Débora, a ama de Rebeca, e foi sepultada ao pé de Betel, debaixo do carvalho cujo nome chamou Alom-Bacute. Gênesis 35:8
Assim chegou Jacó a Luz, que está na terra de Canaã (esta é Betel), ele e todo o povo que com ele havia. Gênesis 35:6
E edificou ali um altar, e chamou aquele lugar El-Betel; porquanto Deus ali se lhe tinha manifestado, quando fugia da face de seu irmão. Gênesis 35:7
Depois disse Deus a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel, e habita ali; e faze ali um altar ao Deus que te apareceu, quando fugiste da face de Esaú teu irmão. Gênesis 35:1
E levantemo-nos, e subamos a Betel; e ali farei um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia, e que foi comigo no caminho que tenho andado. Gênesis 35:3
E partiram de Betel; e havia ainda um pequeno espaço de terra para chegar a Efrata, e deu à luz Raquel, e ela teve trabalho em seu parto. Gênesis 35:16
Eu sou o Deus de Betel, onde tens ungido uma coluna, onde me fizeste um voto; levanta-te agora, sai-te desta terra e torna-te à terra da tua parentela. Gênesis 31:13
E apareceu Deus outra vez a Jacó, vindo de Padã-Arã, e abençoou-o. Gênesis 35:9
E Deus subiu dele, do lugar onde falara com ele. Gênesis 35:13
Então deram a Jacó todos os deuses estranhos, que tinham em suas mãos, e as arrecadas que estavam em suas orelhas; e Jacó os escondeu debaixo do carvalho que está junto a Siquém. Gênesis 35:4
E disse-me o anjo de Deus em sonhos: Jacó! E eu disse: Eis-me aqui. Gênesis 31:11
Então levantou-se Jacó pela manhã de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por seu travesseiro, e a pôs por coluna, e derramou azeite em cima dela. Gênesis 28:18

Mesmo com toda essa história linda , foi nesse lugar que Jeroboão decidiu praticar idolatria (1Rs 12:28 e 13:6), em consequência do que o juízo de Deus decretou a destruição de Betel apesar das memórias sagradas do lugar.


quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Entendendo o sacrifico, altar, Redenção e Expiação


Entendendo o sacrifico.

Ofertas de sacríficos em holocaustos antes da Lei.

O primeiro sacrifício observado na bíblia nós podemos ver em Gn 4:4 quando Abel trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura e ofertou ao Senhor.

Mas podemos deduzir que em Gn 3:21 quando Deus fez túnicas de peles, houve sacrifico de um animal para ceder essa pele.

Baseado em Gn 3:21, temos uma instrução divina do tipo de oferta que deveria ter sido feita por Caim e mesmo assim Deus orienta que Caim reconsidere a sua oferta Gn4:7

Em Gn 8:20 vemos que Noé tomou de todo animal e ave limpa e ofereceu ao Senhor. E observamos que após esse ato Deus faz uma aliança com Noé e com a sua descendência Gn9:9.

Em Gn 22 vemos uma celebre história de Isaque que seria posto como Holocausto. Abraão recebeu do Senhor que era para pegar Isaque e ir a terra de Moriá e oferecer seu filho em holocausto sobre uma das montanhas que Deus ainda iria dizer. Após caminhar 3 dias viu o lugar! Baita provação para saber se Abraão temia mesmo a Deus.

Já o altar, temos as seguintes características dele em: “Ungirás também o altar do holocausto, e todos os seus utensílios; e santificarás o altar; e o altar será santíssimo” Êxodo 40:10; pode estar relacionados tanto a sacrifico como também a oferecer oferta e sacrifício em holocausto.

Em Êxodo e em Levítico vemos que o sacrifico era a tentativa renovável de restabelecimento da comunhão do homem com Deus. Entre Deus Santo e a conduta do homem pecador, para a manutenção dessa relação sempre há de haver sacrifício pois é impossível o pecado fazer parte da relação do homem com Deus.

Sacrifício é oferecer algo para Deus para pagar o pecado ou para agradar a Deus. Para que as pessoas não morressem dos seus pecados, Deus estabeleceu os sacrifícios para preservar o homem. O sacrifício de um animal deveria refletir o arrependimento da pessoa que o oferecia. Mas sem arrependimento e mudança de atitude, os sacrifícios não tinham valor algum (Sl 51:17).

Sacrifício envolve expiação, expiação significa que ao contrario do que se fala em "aplacar" a ira de Deus, na verdade significa estabelecer a reta justiça do nosso Senhor com relação a pena do pecado, destrói o pecado sem destruir o pecador. Envolve aspersão de sangue, prova da vida pois no sangue há a vida comprovando a substituição e o pagamento justo da pena.

Vemos que todos os animais envolvidos nos sacrifícios são uma tipificação de Cristo que é o nosso sacrifício perfeito. Hb 10:10-12, Hb 9:27-28

Só um sacrifício perfeito que era Cristo Jesus poderia haver a regeneração. Sacrifício único, suficiente e eterno.



Sacrifício de Cristo:

1- Foi predeterminado tendo sua origem na eternidade: At 2:23, 1 Pe 1:18-20, Ap 13:8

2- Foi voluntário: Jo 10:17 e 18, Gl 2:20

3- Foi a favor dos outros: 1Pe 3:18, 1 Co 15:3, Rm 4:25

4- Foi sacrificial como holocausto pelo pecado: 1 Co 5:7, Ex 12:13, 23; Is 53:10;; Hb 9:14

5- Foi expiatório: Gl 3:13 e Is 53:4-6

6- Foi propiciatório: Is 53:8, 10-12; Rm 3:25

7- Foi redentora: Gl 4:4 e 5, Gl 3:13 e Mt 20:28

8- foi substitutiva: 1 Pe 2:24, Lv 1:2-4, 2 Co 5:21, Rm 4:25, Mt 1:21; Mc 10:45



A obra Redentora de Cristo pode ser melhor compreendida a partir de 3 palavras greas atribuídas a ela:

1- Agorazo: "adquirir no mercado", nós estávamos vendidos "à escravidão do pecado" Rm 7:14 estávamos sob a setença de morte (Ez 18:4, Jo 3:18, 19), e o preco da compra foi o sangue do Redentor, que morreu em lugar deles (Mt 20:28)

2- Exagorazo: "comprar retirando do mercado" (Gl 3:13). Os remidos nunca mais serão passiveis de venda.

3- Lutroo: "soltar mediante pagamento". A redenção é efetuada por sacrifico e por poder (Ex 14:30). Cristo pagou o preço, e o Espirito Santo torna real o livramento, na experiência pessoal.




Sacrifício não é sofrimento. A diferença é que o sofrimento produz uma dor que morre em si mesma, que não serve para nada. Já o sacrifício dá fruto em meio as dores.

Não devemos classificar a nossa vida pelas dores que sentimos, mas devemos diferenciar sofrimento de sacrifícios. A dor é aliada da prudência. A dor nos modela, mostra quem somos. Não devemos fugir das dores; devemos aprender com elas. Triste seria lidar com a dor por meio do sofrimento, não do sacrifício.

Dentro de nós não encontraremos a resposta que pretendemos, não encontraremos segurança e sanidade. As dores deixam feridas. Mas a boa noticia é que uma ferida pode se transformar em cicatriz.

Devemos ser o sacrifico vivo dedicado a Deus (Rm12:1), sacrifício de Louvor que nada é que gratidão e só Cristo pode nos tornar e nos ensinar a sermos gratos.

Sobre João 17 - Cristo o Sumo Sacerdote


Sobre João 17



Este capitulo começa com a oração intercessória de Jesus como Sumo Sacerdote, e observamos no versículo 2 “...para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste”, sugere uma expiação seletiva, eletiva, pois não diz que a vida eterna é oferecida a todas as pessoas e sim à apenas aqueles que Deus deu a Cristo.

No versículo 5 vemos a eternidade de Cristo pois Ele afirma que estava com o Pai antes que o mundo existisse.

Mais uma vez vemos o caráter eletivo, no versículo 6, pois Cristo manifestou o nome de Deus aos homens que do mundo FORAM DADOS A CRISTO, pois ERAM DE DEUS, FORAM DADOS A CRISTO e GUARDARAM SUA PALAVRA. Versículo 9 afirma claramente “eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste...” mais uma vez embasando a doutrina da eleição e da expiação eletiva.

Os versículos 13 a 26 nos trazem grandes ensinamentos doutrinários.

1-     Promessa de alegria completa estando nós em Cristo (v13)

2-     Cristo nos deu a sua palavra (v14)

3-     Mundo odiou os discípulos pela palavra dada (v14)

4-     Discípulos que ouvem não são do Mundo (v14)

5-     Cristo não é do mundo (v14)

6-     Os discípulos não devem não estar no mundo, fisicamente falando. (v15)

7-     Cristo pede ao Pai que livre os discípulos que vivem no mundo, que os livre do mal. (v15)

8-     Deus enviou Cristo ao mundo (v18)

9-     Cristo envia os discípulos ao mundo (v18)

10-                       Unidade na verdade e na santidade entre Cristo e os discípulos (v19)

11-                       Mesma promessa atribuída aos discípulos é atribuída aos que hão de crer (v20)

12-                       Todos sejam a mesma unidade, para que mundo creia no envio de Cristo pela parte do Deus Pai;

13-                       “...perfeitos em unidade”, uma clara promessa e revelação da igreja de Cristo. (v23)

14-                       O amor de Deus e Cristo estão em nós (v26)

Sobre João capitulo 16 - Cristo ensinando sobre o Consolador


Sobre João capitulo 16



Este capitulo começa com Cristo alertando que Seus discípulos serão expulsos da sinagoga, e perder o convívio na sinagoga era um grande baque social, seriam malvistos socialmente e até poderiam ser mortos e a pessoa que o matasse poderia alegar que estaria fazendo uma obra em nome de Deus. Interessante que vemos hoje em dia o contrário, a igreja sendo cada vez mais aceita socialmente já que está cada dia mais parecida em hábitos, costumes e valores com o mundo.

No versículo 7 Cristo reafirma a necessidade de Sua ida ao Pai, mas que desta forma mandaria o Consolador, e Este:

1-     Convencerá o mundo do pecado: porque não creem em Cristo.

2-     Convencerá o mundo da justiça: porque Cristo irá para o Pai e não será visto. Ou seja, a morte e a ressurreição de Cristo são a prova forense da justiça de Deus.

3-     Convencerá o mundo sobre o juízo: porque o príncipe deste mundo já está julgado (Satanás).

4-     Guiará em toda verdade

5-     Não falará de Si mesmo

6-     Dirá tudo que já tivermos ouvido

7-     Anunciara o que há de vir

8-     Glorificará a Cristo

9-     Receberá de Cristo e de Cristo irá anunciar.

No versículo 21 temos o ensinamento para compreendemos o que é Sacrifício, Cristo ilustra usando a dor do parto, por mais que sinta tristeza por chegar a hora do parto, depois de ter dado a luz a criança, já não se lembra da aflição, pelo prazer de haver nascido um homem no mundo. Sofrer com um proposito maior é sacrifico e não sofrimento.



No versículo 23 vemos a concordância de andarmos em Cristo e na vontade do Pai e Ele irá os dar o sustento espiritual e material, tanto que o versículo diz:’...tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra.”

Neste momento Cristo começa a falar abertamente e não mais por parábolas.

No versículo 32 observamos que Cristo afirma que:” ...vós sereis dispersos cada um para sua parte...” e completa com uma das mais lindas promessas NT:” tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom animo, eu venci o mundo.”

A certeza da promessa e do futuro nos faz compreender com mais clareza e com maior tranquilidade o sacrifico nosso do dia a dia.


Sobre João Cap 15 -A Videira Verdadeira


Sobre João Cap 15  - A Videira Verdadeira





Esse capitulo é conhecido, pois nele vemos que Jesus faz uma analogia entre Ele e uma videira verdadeira e afirma que o Pai é o lavrador. Neste trecho aprendemos:

1-     Todo galho sem fruto é tirado

2-     E todo galho que dá frutos é limpado para que dê ainda mais;

3-     A limpeza é feita pela Palavra de Deus;

4-     O galho por si só não dá fruto, mas só é possível se estiver junto a videira, assim também como não há frutos fora dos desígnios e da comunhão com Deus;

5-     Quem não estiver em Cristo será lançado fora e será queimado no fogo;

6-     Tudo que pedirmos será feito mediante a condição que se estivermos em Cristo e Cristo em nós, ou seja, total comunhão e concordância com Cristo.

7-     Deus será glorificado se dermos muitos frutos

8-     Prova que somos discípulos é se dermos frutos;

9-     Deus amou a cristo e Cristo nos ama da mesma forma;

10- Devemos permanecer no Seu amor, e se amamos devemos guardar a Sua palavra;

11- Institui um mandamento: que amemos uns aos outros como Cristo nos amou;

12- Não há amor maior que dar a sua vida pelos seus amigos;

13- E seremos amigos de Cristo se fizermos o que Ele nos orienta;



Após essa lição vemos a singular relação entre Cristo e Seus discípulos, no versículo 15 o Mestre os chama de amigos mostrando o contraste com servos e no versículo seguinte, o 16 vemos a eleição da parte de Deus e observamos “não me escolheste vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.”

Esse versículo mostra que nossa eleição tem o propósito de darmos fruto e que sejam frutos permanentes e ai sim, após isso, nossos pedidos serão de acordo com a vontade de Deus pois assim Ele irá nos atender.

Mais uma vez Cristo se coloca em contraposição ao mundo, imiscíveis e antagônicos entre si.

No final vemos mais atributos do Espirito Santo: testificar de Cristo!!! Onde pois o culto ao Espirito Santo?????

Postagem em destaque

A maior prova do amor é a verdade!

A verdade Bíblica é o pleno exercício do amor, do verdadeiro amor e não do pseudo-sentimento de hollywood que deixa tamanha multidão de p...