quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Joao capitulo 14 - Único Caminho e verdade


Joao capitulo 14



Neste capitulo temos um dos trechos mais belos das Escrituras, um trecho de profundo cunho teológico e doutrinário, observamos no versículo 6: ”Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” Observamos a exclusividade e unidade de Cristo em ser o Mediador entre Deus e o homem, temos o Reconciliador e como vemos em Jó, o Redentor!

Vemos mais um “fora” apostólico, neste caso, de Felipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.” E Jesus explica:” Quem me vê a mim vê o pai e como dizes tu: mostra-nos o Pai?” a partir daí Cristo começa a falar de Sua divindade, e isto fica bem claro no versículo 10, mais especificamente no trecho “...mas o Pai, que está em mim...”

Já versículo 12 se trata de mais uma promessa, promessa essa para período da Graça, pois vemos “...que aquele que crê em mim também fará as oras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.” Tais obras só são possíveis pela obra de Cristo, pela Sua obra completa, Sua ressurreição, a ressurreição comprova a obra completa e Cristo. Todos morrem mas só Cristo ressuscitou!



No versículo 15 vemos uma nova orientação em nossa oração, para pedirmos em nome de Jesus e a garantia que procedendo assim, Cristo atenderá. Mas os pedidos devem estar de acordo com os ensinamentos das Palavras do senhor.



Logo após essa orientação de oração aprendemos que amar a Cristo é guardar seus mandamentos, não existe amor fora das ordenanças e princípios divinos. Fora disto pode ter qualquer nome menos amor.



Versículo 17 tem a promessa do Espirito Santo, onde o mundo não pode receber, logo o Espirito de Deus não está no Mundo. O nosso Consolador jamais nos deixará órfão.

Logo após isto a ressurreição podemos conceituar que é a união de Jesus como o Pai, união dos discípulos em Cristo e de Cristo nos Seus discípulos. Ressurreição é o ápice consolidando a obra de Cristo. Outro fato que comprova toda essa união entre o Pai, Cristo e seus discípulos  é a observância da Sua Palavra. Ou seja, nós permanecemos a partir da observância da Palavra.

Interessante ver a discrepância entre a pergunta carnal de Judas e a resposta espiritual de Cristo:

Judas pergunta: “...de onde vem que te hás de manifestar a nós, e não o mundo?”

Jesus responde:” Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, viremos para ele, e faremos nele morada.” Mais um versículo que comprova a trindade divina pois o atributo do Espirito é atribuído ao Pai e a Cristo, os 3 farão morada nos que o amam e guardam a Sua Palavra.

Mais um atributo do Espirito Santo é revlao no versículo 26,

1º vemos que Ele será enviado pelo Pai em nome de Cristo,

  ensinará todas as coisas

3º fara lembrar de tudo que Jesus disse.



No versículo 27, vemos que a paz de Cristo não é a paz do mundo, logo só poderemos obter a paz de Deus a partir Dele e isto não ocorre de modo natural.



O mundo sabe que Cristo ama a Deus pois Ele faz tudo quanto o Pai mandou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

A maior prova do amor é a verdade!

A verdade Bíblica é o pleno exercício do amor, do verdadeiro amor e não do pseudo-sentimento de hollywood que deixa tamanha multidão de p...