quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Sobre João Cap. 13 - “Se eu não te lavar, não tens parte comigo.”


Sobre João Cap. 13 - “Se eu não te lavar, não tens parte comigo.”
Nesta última noite junto aos discípulos observamos a seguinte ordem de acontecimentos:
1-      Jesus participa da Pascoa com os apóstolos e os repreende por sua contenda (Mt 26:20)
2-      Lava os pés dos apóstolos (Jo 12:1-20)
3-      Identifica Judas como traidor (Mt 26: 21-25)
4-      Judas se afasta, os outros prometem ser fiéis (Jo 13:30)
5-      Jesus institui a ceia do Senhor (Mt 26:26-29)
6-      Fala aos onze no cenáculo (Jo 14)
7-      Fala aos onze no caminho para Getsêmani (Jo 15-16)
8-      Intercede ao pai pelos seus (Jo 17)
9-      Agoniza no jardim, é traído e preso (Mt 26:30)
Aqui neste capítulo vamos explorar com maiores detalhes o lavar os pés dos apóstolos realizado por Cristo.
O lavar dos pés ocorre logo após o encerramento da ceia, Cristo levantou-se e troca suas vestes por uma toalha e começou a larvar os pés dos discípulos e a enxugar-lhes com a toalha que estava vestido v. 5.
Quando Cristo se aproximou para lavar os pés de Pedro, este lhe disse: “Senhor, tu lavas-me os pés a mim?” e disse mais: “nunca lavarás os pés.” Neste momento vemos o gesto de humildade de Pedro, sabedor de sua condução e de quem era Jesus, interrogou que não era digno de tal ação, mas ele não fazia idéia é do que Cristo estava fazendo e qual implicação espiritual aquele ato significava.
Cristo deixa bem claro: “Se eu não te lavar, não tens parte comigo.” V8
Mesmo ouvindo tudo isto e mesmo com sua boa intenção ele ainda continua interrogando a Cristo, mas agora em mais uma demonstração de compreensão de sua condição de pecador.” Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.” Refletindo a confissão dele sobre seus atos e seus pensamentos pecaminosos.
Neste momento Cristo nos ensina mais uma grande doutrina da nossa fé, a justificação e a santificação, dizendo o seguinte:” Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos.
As palavras “lavado” e “lavar” neste versículo são traduções de duas palavras gregas distintas. “Está lavado”, que também pode significar banhou-se, vem do grego louô e indica o lavar completo do corpo. A segunda palavra é o grego niptõ, termo que o NT geralmente usa para referir-se ao lavar as mãos ou os pés. (Mt 15:2).
A imagem subjacente é de alguém, no oriente, que retorna dos banhos públicos para casa. Os pés dessas pessoas geralmente estavam sujos e precisavam ser limpos, mas não seu corpo. Da mesma maneira, o crente, diante da lei, foi lavado de seus pecados “uma vez” (Hb 10:1-12), mas, durante toda a sua vida terrena, necessita levar seus pecados diários ao Pai e confessá-los, a fim de poder desfrutar de comunhão ininterrupta com o Pai e com o Filho (1 Jo1:1-10). O sangue de Cristo sempre é a resposta a tudo o que a lei poderia dizer sobre a culpa do crente, mas este necessita ser purificado constantemente da contaminação do pecado. Não há comunhão com contaminação. Há a necessidade de estar limpo, por isso... “Se eu não te lavar, não tens parte comigo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

A maior prova do amor é a verdade!

A verdade Bíblica é o pleno exercício do amor, do verdadeiro amor e não do pseudo-sentimento de hollywood que deixa tamanha multidão de p...