Nesta última noite junto aos
discípulos observamos a seguinte ordem de acontecimentos:
1- Jesus
participa da Pascoa com os apóstolos e os repreende por sua contenda (Mt 26:20)
2- Lava
os pés dos apóstolos (Jo 12:1-20)
3- Identifica
Judas como traidor (Mt 26: 21-25)
4- Judas
se afasta, os outros prometem ser fiéis (Jo 13:30)
5- Jesus
institui a ceia do Senhor (Mt 26:26-29)
6- Fala
aos onze no cenáculo (Jo 14)
7- Fala
aos onze no caminho para Getsêmani (Jo 15-16)
8- Intercede
ao pai pelos seus (Jo 17)
9- Agoniza
no jardim, é traído e preso (Mt 26:30)
Aqui neste capítulo vamos
explorar com maiores detalhes o lavar os pés dos apóstolos realizado por Cristo.
O lavar dos pés ocorre logo após
o encerramento da ceia, Cristo levantou-se e troca suas vestes por uma toalha e
começou a larvar os pés dos discípulos e a enxugar-lhes com a toalha que estava
vestido v. 5.
Quando Cristo se aproximou para
lavar os pés de Pedro, este lhe disse: “Senhor, tu lavas-me os pés a mim?” e
disse mais: “nunca lavarás os pés.” Neste momento vemos o gesto de humildade de
Pedro, sabedor de sua condução e de quem era Jesus, interrogou que não era
digno de tal ação, mas ele não fazia idéia é do que Cristo estava fazendo e
qual implicação espiritual aquele ato significava.
Cristo deixa bem claro: “Se eu
não te lavar, não tens parte comigo.” V8
Mesmo ouvindo tudo isto e mesmo com
sua boa intenção ele ainda continua interrogando a Cristo, mas agora em mais
uma demonstração de compreensão de sua condição de pecador.” Senhor, não só os
meus pés, mas também as mãos e a cabeça.” Refletindo a confissão dele sobre
seus atos e seus pensamentos pecaminosos.
Neste momento Cristo nos ensina
mais uma grande doutrina da nossa fé, a justificação e a santificação, dizendo
o seguinte:” Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois
no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos.
As palavras “lavado” e “lavar”
neste versículo são traduções de duas palavras gregas distintas. “Está lavado”,
que também pode significar banhou-se, vem
do grego louô e indica o lavar completo do corpo. A segunda palavra é o grego
niptõ, termo que o NT geralmente usa para referir-se ao lavar as mãos ou os
pés. (Mt 15:2).
A imagem subjacente é de alguém,
no oriente, que retorna dos banhos públicos para casa. Os pés dessas pessoas
geralmente estavam sujos e precisavam ser limpos, mas não seu corpo. Da mesma
maneira, o crente, diante da lei, foi lavado de seus pecados “uma vez” (Hb
10:1-12), mas, durante toda a sua vida terrena, necessita levar seus pecados
diários ao Pai e confessá-los, a fim de poder desfrutar de comunhão
ininterrupta com o Pai e com o Filho (1 Jo1:1-10). O sangue de Cristo sempre é
a resposta a tudo o que a lei poderia dizer sobre a culpa do crente, mas este
necessita ser purificado constantemente da contaminação do pecado. Não há
comunhão com contaminação. Há a necessidade de estar limpo, por isso... “Se eu
não te lavar, não tens parte comigo.”
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