quarta-feira, 29 de novembro de 2017

A Soberba segundo a Biblia


Soberba significa huperephanos em grego ou gâ’ôn em hebraico que quer dizer “mostrar-se a si mesmo”, “aparecer mais” e é utilizado para indicar preeminência, algo arrogante, desdenhoso, orgulhoso e altivo.
Na versão revista e atualizada observamos 97 citações da palavra soberba e avaliamos cada uma delas.

Em toda a Escritura, todas as citações de soberba podem ser divididas em 4 grandes ensinamentos que podemos citar: definição de soberba, como o soberbo age, como lutar contra a soberba e as consequências da soberba.



1-    Definição de Soberba

a.    Rejeição aos mandamentos ( Lv 26:19, Ne 9:16, Sl 119:21)

b.    Situação contrária a Deus ( Jó 15:25)

c.    Agir pela sua própria vontade (Jó 36:19, Sl 59:12)

d.    Soberba não está acima de Deus (Jó 41:34)

e.    Soberba e amor são imiscíveis (1Co 13:4)

f.     Soberba vem do Mundo (1Jo 2:16)

g.    Soberba é o mesmo pecado da queda do diabo (1Tm 3:6)



2-    Como age o Soberbo

a.    Não dá ouvidos ao sacerdote e ao juiz (Dt 17:12)

b.    Endurecimento do coração (Sl 17:10)

c.    Está ligada ao coração pecaminoso (Sl 59:12)

d.    Soberbos prosperam e se vangloriam de sua soberba (Sl 73:3 e 6)

e.    Não tem o Senhor perante os olhos (Sl 86:14)

f.     Soberbo zomba de quem procura seguir a lei do Senhor (Sl 119:51)

g.    Criam mentiras e fofocas (Sl 119:69)

h.    Soberbos subvertem as leis (Sl 119:78)

i.     Soberbos oprimem e desprezam (Sl 119:122 e Sl 123:4)

j.     Soberba gera desonra e contenda (Pv 11:2 e Pv 13:10)

k.    Soberbo é zombador e insolente (Pv 21:24)





3-    Como lutar contra a soberba

a.    Humilhando-nos (2Cr 32:26)

b.    Deus nos afasta da soberba (Jó 33:17)

c.    Rogando a Deus (Sl 36:11)

d.    Que nós não nos inclinemos para soberba (Sl 40:4)

e.    Temor ao Senhor (Pv 8:13)





4-    Consequências da soberba

a.    Humilhação    2Cr 32:26

b.    Faraó foi humilhado (Ne 9:10)

c.    Soberba é o alvo da ira de Deus (Jó 40:11-12, Is 2:12, Jr 13:9, Am 6:8)

d.    Senhor corta a língua do soberbo (Sl 12:3)

e.    Soberbo receberá maior consequência dos seus atos (Sl 31:23)

f.     Deus não tolera o soberbo ( Sl 101:5 e Tg 4:6)

g.    Repreensão de Deus (Sl 119:21)

h.    Sofrimento pela fala (Pv 14:3)

i.     Tem sua casa desarraigada (Pv 15:25)

j.     Precede destruição (Pv 16:18)

k.    Abate o homem (Pv 29:23)





Soberbo só contempla a si próprio como sendo seu próprio deus, uma mistura de idolatria vaidade, onde tenta um lugar de destaque sem ter a devida autoridade. Soberbo é um rebelde aos mandamentos divinos e que isto lhe trará grandes consequências pois tal atitude é abominada por Deus, e só Ele pode nos dar tanto a compreensão da nossa pequenez como de Sua Majestade. A soberba pertence a nossa natureza carnal, mas o novo nascimento, a regeneração e a ação do Espírito Santo nos coloca em oposição a essa natureza, e mesmo assim  podemos ter atos de soberba, a partir deste conhecimento mais amplo devemos identificar tais atos e nos afastar cada vez mais da carnalidade e viver uma vida santa.



Isaias 2:12

O Senhor dos Exércitos
tem um dia reservado
para todos os orgulhosos e altivos,
para tudo o que é exaltado,
para que eles sejam humilhados



À Ele toda Gloria pelos séculos dos séculos






terça-feira, 28 de novembro de 2017

A cura o Filho do Oficial do Rei

A cura o Filho do Oficial do Rei ocorre quando Jesus estava pela segunda vez em Caná. Jesus voltou de Jerusalém para a Galiléia, para a cidade do casamento, onde havia anteriormente realizado um milagre.
Vivia, naquela época em Cafarnaum, um alto funcionário, ligado à casa civil ou militar de Herodes Antipas, cuja atividade não se pode determinar.
Muitos especulam que se tratava de Cusa, intendente de Herodes, que era marido de Joana, uma das piedosas mulheres galiléias que passaram a acompanhar o Mestre em suas viagens missionárias.
"E Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com seus bens." Lucas 8:3

E o evangelista João descreve que ele tinha um filho, que estava gravemente enfermo, acometido por uma violenta febre maligna. Cafarnaum está situada em uma região tropical e pantanosa, que no verão e ainda mais no outono, fica cheia de insetos e mosquitos.
"Segunda vez foi Jesus a Caná da Galiléia, onde da água fizera vinho. E havia ali um nobre, cujo filho estava enfermo em Cafarnaum." João 4:46
.
Mas a notícia da volta de Jesus para Galileia Este pai aflito, parte em uma jornada de aproximadamente 31 Km, pelo longo e estreito caminho que subia e levava até Caná, onde o Mestre estava.
"Ouvindo este que Jesus vinha da Judéia para a Galiléia, foi ter com ele, e rogou-lhe que descesse, e curasse o seu filho, porque já estava à morte." João 4:47
O pai roga muitas vezes que Jesus descesse à Carfanaum e curasse seu filho doente. 
"Então Jesus lhe disse: Se não virdes sinais e milagres, não crereis." João 4:48



Jesus falava a todos os judeus que de uma forma geral, no curso da história de Israel, estavam sempre a pedir sinais e prodígios, para que pudessem crer em Deus ou em seus profetas.
Até o apóstolo Paulo chegou a esta conclusão.
"Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria;" 1 Coríntios 1:22
Era assim, primeiro os judeus queriam ver, para depois crer. Mas não pela palavra ou pelo testemunho de Jesus, e sim pelos milagres. Entretanto o Mestre sabia que este tipo de fé era vacilante, imperfeita e superficial.
A vontade de Jesus era que seus discípulos acreditassem nas suas palavras, como a Samaritana fez, não houve milagre em samaria, mas eles creram na pregação e no testemunho de Jesus.
E o oficial do rei  continua humildemente rogando por seu filho querido.
"Disse-lhe o nobre: Senhor, desce, antes que meu filho morra." João 4:49
E Jesus o submete a mais uma prova de fé:
"Disse-lhe Jesus: Vai, o teu filho vive. E o homem creu na palavra que Jesus lhe disse, e partiu." João 4:50

Mas ele saiu de Caná com apenas uma palavra: "vai o teu filho vive".
Só a Palavra de Deus pode dar vida é a morte não se sobrepuja..
.
"E descendo ele logo, saíram-lhe ao encontro os seus servos, e lhe anunciaram, dizendo: O teu filho vive. Perguntou-lhes, pois, a que hora se achara melhor. E disseram-lhe: Ontem às sete horas a febre o deixou." João 4:51-52
Ele entende que foi na mesma hora que Jesus havia dito: "Vai, teu filho vive". Assim sua fé foi tremendamente edificada, chegando-se a fé perfeita, salvadora, pois ele primeiro creu na palavra de Jesus; foi provado em sua fé; e depois viu o resultado, a cura de seu filho.

 E eles creram juntamente com o pai, e grande foi a salvação naquela casa!

A Samaritana

Tradicionalmente  a mulher Samaritana é apresentada como uma pessoa de má reputação; uma mulher pecadora e perdida que já  teve cinco maridos e atualmente vive com um homem que não é seu marido. Ela vem ao poço no calor do meio-dia (a hora sexta  é  meio-dia) evitando os olhos das pessoas da comunidade. A mulher sabe que de acordo com as tradições dos  Judeus, Jesus seria contaminado se ele usasse uma vasilha que pertencia à mulher Samaritana, ela, portanto, quer saber  como  pode ajudá-lo a beber, ou como ele pode oferecer-lhe uma bebida uma vez que ele não tem nenhuma vasilha própria (cerimonialmente um vaso limpo). Eles discutem adoração, salvação e até mesmo o Messias. A tensão inicial é logo resolvida e a conversa resulta em seu testemunho sobre Jesus para toda a aldeia, na crença de muitos Israelitas Samaritanos em Jesus e Jesus ficando com eles por dois dias.
Em antigas sociedades Israelitas as mulheres não pediam divórcios. Os cinco maridos poderiam ter morrido de doença, ter sido mortos por bandidos, morrido na guerra ou se divorciado dela por causa de infertilidade.
Jesus afirmou que ela vivia com um homem que não era seu marido e muitos supõem que significa que a mulher coabitava com seu namorado, mas isso é não um fato. Porque ela precisava de ajuda, ela poderia estar vivendo com um  parente distante . É provável que Jesus não estivesse pregando-a na cruz da justiça, mas em vez disso deixando-a saber que ele conhece tudo sobre a dor que ela teve de suportar. Isto está certamente mais em consonância com o Jesus que conhecemos de outras histórias.

O que é interessante é que o sofrimento de José (lembre-se  que a conversa ocorre não muito longe de seu túmulo) e da mulher Samaritana não é a única coisa que tinham em comum. Tal como aconteceu com José, assim também o sofrimento da mulher Samaritana, no final produziu o mesmo resultado – a salvação do seu povo.

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Sobre João cap. 3 - JESUS E NICODEMOS

Esse capitulo retrata uns dos mais profundos e diretos sermões de Jesus, sermão esse de caráter pessoal e direto. Nicodemos chega ao Cristo cheio de rodeios e palavras afáveis mas foi procurar Jesus pela noite talvez pelo receio de ser visto conversando com Cristo já que Nicodemos era um dos grandes no farisaísmo e de cara Nicodemos recebe um : "Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus"

E a partir dai Jesus começa a descrever o nascimento espiritual que todo homem necessita passar seja ele quem for ou pensa que é em sua justiça pessoal.
 O ápice do novo nascimento é a crença em Cristo Jesus, pois Cristo é o pilar da salvação e da reconciliação com o Pai. Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (v16)

Cristo não veio pra condenar mas sim para salvar pois o mundo condenado já está!!

Após este fato vemos a explicação do batismo de João que era para arrependimento já o de Cristo para é para purificação, pleno e de obra completa pois do céu foi Lhe dado tal poder.

 Vemos um dos textos mais belos da Bíblia protagonizado por João Batista:  Assim, pois,  essa minha alegria está cumprida. É necessário que ele cresça e que eu diminua." Ato de completa compreensão da grandeza de Deus, da missão do Cristo e de sua própria missão.

E a conclusão de João 3 é esta:
Pai ama o Filho e todas as coisas entregou nas suas mãos. Aquele 
Hc 2.4; Jo 1.12; 6.47; Rm 1.17; 1Jo 5.10
que crê no Filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.
Jo 1.13; Gl 6.15; Tt 3.5; Tg 1.18; 1Pe 1.23; 1Jo Deus.

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Sobre João capitulo 2 - natureza humana

Três dias após seu batismo nas águas com João Batista, Jesus e seus discípulos juntamente com Maria sua mãe e seus irmãos, vão a um casamento em Caná na Galiléia, lá após o termino do vinho, Maria avisa a Jesus que o vinho acabou, nessa narrativa mostra que Maria já sabia dos poderes de Cristo, isto pode nos remeter a pensar que na vida privada e particular em família Jesus já tivera feito outras maravilhas. Com a transformação da água em vinho Jesus dá inicio ao seu ministério público. Após isso junto com seus discípulos, mãe e irmãos eles descem para Carfanaum.

Próximo a Pascoa dos Judeus, Jesus subiu para Jerusalém, lá ele se revolta com o comercio feito em torno da cerimonia fazendo que ela perca totalmente seu sentido.

E Cristo disse que  autoridade que tinha ao dizer: "Não façais da casa do meu Pai casa de negocio." e em resposta a isso Ele diz: 'em 3 dias dias destruí esse santuário e em três dias o reconstruirei."

E mais uma vez muitos vendo seus sinais creram Nele.

O Trecho mas interessante do capitulo 2 - e não precisava de que alguém lhe desse testemunho a respeito do homem, porque ele mesmo sabia o que era a natureza humana. Crista sabe exatamente o que somos.

domingo, 19 de novembro de 2017

Evangelismo em redes Sociais

Mas o que é Evangelho? Vemos em nossos dias o crescimento absurdo de um movimento que se autodenomina Gospel ganhando destaque nas redes virtuais e no mundo social, mas que mensagem é essa que eles estão levando? Será que o Gospel é realmente o Evangelho? Vamos aprender algmas definições importantes.

Conceito de Evangelho: Do Grego (evangelion), significa "Boa Notícia" , "Boa Nova", "Boa Mensagem". A chegada do Reino dos céus, através de Jesus Cristo. Romanos 1:16: "Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para a salvação daquele que crê: primeiro do judeu, e também do grego." Evangelho é a vida e ensinamento de Cristo.

Todo os evangelhos em perfeita sintonia com as demais cartas do NT falam a mesma coisa: Cristo e a obra de Cristo. A Teologia academicamente e baseado na Biblia nos mostra de forma mais educativa toda a obraa de Cristo através de algo chamado Ordo Salutis:
Esses 12 itens acima são a expressão da obra de Cristo mostrado na Palavra de Deus. Toda nascido de novo verdadeiro experimenta dia a dia todos esses eventos não que sejamos salvos todos os dias mas todos dias temos maio compreensão da grandeza de Deus revelada em nossas vidas

Mas infelizmente hoje vemos m positivismo evangélico, postagens de autoajuda gospel onde criam um Deus passivo, mesagens humanistas e antropocentristas, parecem caixinha de promessas, abordar apenas o tema da regeneração, a fidelidade de Deus e a Glorificação. Mas não falam de um Deus Justo, Santo e que abomina o pecado. Evangelizar é mostrar Cristo a um mundo que jaz no maligno e segue seus ensinamentos. Ser Cristão é exercer mandamentos de Cristo. Primeira palavra que Cristo disse ao exercer seu ministério logo após batismo e a tentação foi "Arrependei-vos" Mt 4 : 17.




Com toda certeza uma mensagem que chama o povo a arrependimento e mostra que a vida que estão levando não é bem vista aos olhos de Deus não vai dar muita popularidade em redes sociais. E para eu flertar com o mundo e ser aceito pelo mndo eu preciso adulterar o conteúdo do Evangelho para uma maior aceitação.

Mas o real problema é a falta de compreensão de quem é Deus, do Seu Chamado, do meu propósito e do que Ele quer de mim. Como eu não ligo nem leu para saber da grandeza de Deus, eu crio um deus a minha imagem e semelhança que por "coincidência" gosta de tudo que eu gosto e aprova tudo que eu faço.

Seja Crente !!!







sábado, 18 de novembro de 2017

Fidelidade


 “A tua benignidade, Senhor, chega até os céus, até as nuvens a tua fidelidade”. Sl 36:5


A Fidelidade de Deus, um dos grandes temas da Bíblia, carrega em si a ideia do compromisso inabalável de Deus em manter, na relação com o seu povo, tudo quanto se encontra escrito na sua Palavra. A Fidelidade é uma das gloriosas perfeições do Senhor, uma vestimenta do próprio Deus (Sl 89:8). Tudo o que há acerca de Deus é grande, vasto e incomparável, assim é também sua fidelidade (Sl 36:5).

A Magnificência de Deus. A tua benignidade ... a tua fidelidade ... a tua justiça ... os teus juízos ... a tua benignidade ... na tua luz. Num fluxo belo e melodioso de palavras, esses diversos atributos divinos são comparados com os diferentes fenômenos da natureza e então Com a experiência humana. Além disso, fala-Se de Deus Como "o manancial da vida". Cada aspecto da glória de Deus está espiritualmente orientado a fim de produzir um dos quadros mais espirituais de Deus no Saltério.

Comentário Bíblico Moody

"Pelo conteúdo deste Salmo, parece provável que venha da época do reino dividido ou até do período do cativeiro, de um momento na história que a linhagem de Davi se encontrou numa situação precária
A primeira parte do Salmo consiste em uma canção de louvor, expressando confiança total no Senhor. O autor destaca várias qualidades de Deus, como a Misericórdia (1), a Benignidade (2), o Poder (7-13,17), a Justiça (14) a Graça (14), a Verdade (14), a Glória (17). Sete vezes neste Salmo, ele usa a palavra “fidelidade” em referência a Deus. De fato, este Salmo se trata de uma questão da fidelidade do Senhor em relação a suas promessas. Neste trecho de adoração, ele fala sobre Deus como o poderoso Criador, e como fiel protetor de Israel e da casa de Davi. Os versículos 3 e 4 são a chave para entender o questionamento que vem no resto deste Salmo. Deus diz: “Fiz aliança com o meu escolhido e jurei a Davi, meu servo: Para sempre estabelecerei a tua posteridade e firmarei o teu trono de geração em geração.” O resto deste Salmo pergunta especificamente sobre essa promessa a Davi."






Continuando nossa sequência de estudos sobre o Fruto do Espírito, analisaremos hoje a “fidelidade”. No versículo de Gálatas 5.22, a palavra grega utilizada pelo apóstolo Paulo é “pistis”, que também pode significar “persuasão”. Assim vemos que a fé e a fidelidade surgem quando deixamos que a Palavra de Deus nos persuada, de modo que ouvimos a mensagem de Cristo e a praticamos. A fidelidade está relacionada ao ato de cumprir com aquilo que foi ordenado, a atender a uma ordenação divina. Cristo, porém, exortou o povo dizendo o seguinte: “Por que me chamais Senhor, Senhor e não fazeis o que vos mando?” (Lucas 6.46). É fundamental na manifestação do fruto da fidelidade a obediência às palavras e ordenanças de Cristo, sendo persuadido e persuadindo as demais pessoas e seguir o caminho que Jesus trilhou.


A palavra grega “pistis” vem de “peitho”, que pode significar “conciliar” ou “pacificar”. Quando somos fiéis a Deus, ele acalma a tempestade e, ainda que tudo esteja aparentemente mal, Cristo coloca uma paz em nosso coração. Assim se sentiu Paulo quando, expressando sua total fidelidade ao chamado de Deus em sua vida, disse: “Que fazeis chorando e quebrantando-me o coração? Pois estou pronto não só para ser preso, mas até para morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus” (Atos 21.13). Isso é fidelidade. Observe como é diferente da ideia de fidelidade que tem sido pregada nos dias atuais, uma fidelidade que se formos fiéis receberemos casas, carros e bens materiais. A fidelidade de Paulo nunca poderia estar associada ao recebimento de bens materiais, pois ele não estaria mais aqui para deles usufruir. 
A palavra hebraica para fidelidade é “emunah”, termo que está diretamente relacionado à ideia de firmeza e constância. Um dos termos relacionados é “‘aman”, que significa “pilar” ou “sustentação”, porque nossa fidelidade com Deus é o que nos sustenta e o que nos torna sustentados por ele. Da mesma forma, aquele que é fiel a Deus também é um pilar de sustentação na vida das pessoas que com ele se relacionam. 
Outro termo derivado é “‘amon”, que significa “arquiteto”, porque aquele possui o fruto da fidelidade se torna um arquiteto e construtor do Reino de Deus na terra, como lemos em 1 Pedro 2.3: “Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo”. Aqueles que são fieis a Cristo estão construindo a Nova Jerusalém na Terra.
Uma palavra também relacionada é “yamiyn”, que significa “a destra” ou “o lado direito”. Isso porque aquele que pratica a fidelidade optou por dobrar à direta, para o lado em que Cristo está assentado, como lemos nos seguintes versículos: “Exaltado, pois, à destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis” (Atos 2.33); “Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé a destra de Deus” (Atos 7.56). Dobrar à direita exige fazer uma curva na rota de nossas vidas, e seguir trilhando esta estrada até chegarmos ao destino, que é a comunhão plena com Deus.
Uma palavra muito conhecida que também se relaciona com ‘emunah é o termo hebraico “’amen”. A pessoa que é fiel a Deus diz “amém” para tudo aquilo que o Senhor ordena. Quem é fiel não fica apresentando a Deus seus sonhos e pedindo a ele que os realize, mas pergunta para Deus quais são os sonhos do Senhor para sua vida. E quando Jesus revela a missão para a vida de seus servos, aqueles que são fieis dizem “amém”, assim como os heróis da fé que entregaram suas vidas em fidelidade a Deus (Hebreus 11).
Temos também a palavra “’omnah”, que significa “tutela”. Assim vemos que aquele que é fiel está sob a tutela o Senhor, de modo que é um discípulo fiel, pois aprende com o mestre e realiza as obras que aprendeu de seu Senhor (Mateus 11.29). Hoje aprendemos com a televisão, nos inspiramos nas grandes estrelas e celebridades. Dessa maneira, nunca poderemos ser verdadeiros discípulos, pois ser fiel é ser um imitador, não das celebridades, mas de Cristo (Efésios 5.1). Aquele que é fiel mostra, com sua própria vida, que é um aluno de Cristo. 
A palavra relacionada “’amanah” significa “aliança”. Quem é fiel a Deus expressa em sua vida que está firmemente aliançado com Cristo, que faz jus ao pacto feito por Jesus com a humanidade, quando foi moído pelas nossas transgressões e por meio de cujas pisaduras fomos sarados (Isaías 53). 
Fidelidade é estar firme em Deus, em obediência irrestrita. A fidelidade é a única maneira que um cristão pode vencer a morte e estar eternamente com Deus, pois se o discípulo não trilhar o caminho, que é Jesus, como chegará ao destino almejado? Busque o Fruto do Espírito e seja abençoado pelo manancial eterno que é a Palavra de Deus!

Postagem em destaque

A maior prova do amor é a verdade!

A verdade Bíblica é o pleno exercício do amor, do verdadeiro amor e não do pseudo-sentimento de hollywood que deixa tamanha multidão de p...