terça-feira, 11 de julho de 2017

Qual sal você quer ser??

As propriedade do sal são muito interessantes, ele pode ser utilizado para dar sabor ao alimento, sabor característico e constante, marcante e sem igual; também pode ser utilizado para conservação de alimentos para que não se percam e apodreçam como um todo. Além disso temos um trecho que mostra o sal como elemento purificador em Lv 2:13 "E todas as tuas ofertas dos teus alimentos temperarás com sal; e não deixarás faltar à tua oferta de alimentos o sal da aliança do teu Deus; em todas as tuas ofertas oferecerás sal." E todas as tuas ofertas dos teus alimentos temperarás com sal; e não deixarás faltar à tua oferta de alimentos o sal da aliança do teu Deus; em todas as tuas ofertas oferecerás sal.






Temos o próprio Cristo nos alertando que : " Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
Mateus 5:13" um contraponto a sermos a "luz" do mundo em :"Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Mateus 5:14", Mas eu gostaria de mencionar um aspecto sobre o  sal, uma outra ilustração abordada nas Escrituras Sagradas tendo o sal como elemento que chama a atenção, a esposa de Ló ao virar uma coluna de sal!!



Observamos nos textos Sagrados que havia contenda entre os pastores de Ló e os pastores de Abrão, e Abrão sugere a Ló que se separassem para deixar de haver contendas e ofereceu a Ló o privilégio da primeira escolha, posso imaginar que para Abrão chegar ao nível de propor separação é porque deve ter tentando de todas as formas evitar tal situação que chegou ao limite extremo, tanto que Ló ao fazer sua escolha se utiliza da vantagem da primeira escolha e escolhe aos olhos dele a melhor terra (Gn 13:10 e 11), mesmo sabendo que essas terras eram próximas a Sodoma e Gomorra, cidades sabidamente de péssimo padrão moral (Gn 13:13).



Ao fazer tal escolha Ló comete mais um erro, separa-se de uma pessoa santa e   justa que era sabidamente temente ao Senhor e  abençoada por Ele, e Ló se beneficiava destas bênçãos.





Após a separação, Ló caiu nas mãos de inimigos e foi resgatado por Abrão, e mesmo assim Ló volta pra Sodoma. Ao ser visitado por anjos e avisado do juízo que sobreviria a aquela cidade, Ló saiu para avisar seus genros mas ele zombaram de Ló, nisto vemos que os genros não dividiam da mesma fé que Ló, nisto vemos que Ló não tinha respeito nem autoridade sobre os genros, vemos que eram locais e que a família de Ló se envolveu com outro mundo que não agradava ao Senhor.



Na saída da cidade a mulher de Ló desobedeceu e olhou pra trás, talvez sentindo saudade do lar dela já que seu coração deveria estar lá naquela cidade, naquele padrão moral, "E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal." Gn 19:26



Em Gn 19:32 a 35 vemos que as filhas de Ló cometem incesto com pai, tanto a mais nova como a mais velha, fazem o pai abusar do álcool e se deitam com ele, de onde elas tiraram essa idéia? Consigo pensar tranquilamente que viram e ouviram falar disto enquanto moravam em Sodoma, se envolveram, observaram e deram vazão ao pecado que as rodeavas.



Nisto Tudo observamos que:

Amor ao pecado

Uma escolha profissional acertada pode na verdade ser uma péssima escolha espiritual

Observar como o pecado entra e destrói uma família.

Envolvimento da família com pessoas que não compartilham a mesma fé.




E a mesma situação pode ocorrer conosco se não estivermos atentos, a eterna luta carne e espirito temos que crucificar a nossa carne e viver pelo Espirito como bem vemos em Gl 5:19-24

"Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,

20 Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,

21 Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

23 Contra estas coisas não há lei.

24 E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências."



E a lei que antes era gravada em pedras, hoje é escrita em nossos corações

Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.

32 Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor.

33 Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.

34 E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados. Jr 31: 31-34



Que vivamos pelo Espirito, combatendo o pecado, resistindo ao Diabo, mortificando a carne e crescendo em Santidade, que sejamos o Sal de Cristo e não o sal de Sodoma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

A maior prova do amor é a verdade!

A verdade Bíblica é o pleno exercício do amor, do verdadeiro amor e não do pseudo-sentimento de hollywood que deixa tamanha multidão de p...