sexta-feira, 14 de julho de 2017

"Eis-me aqui, envia-me a mim" Is 6:8

Esse trecho mencionado no título acima, é um texto belíssimo da Palavra de Deus, bastante conhecido e muito já pregado e ensinado. Mas quero sempre relatar a minha impressão, da minha relação com Deus e sem interferências de outros pregadores.

O texto no seu contexto começa no início do capitulo 6 quando o profeta Isaías tem uma visão do Senhor num alto e sublime trono, um dos mais belos relatos sobre a gloria de Deus. Interessante que nessa visão vemos que tal revelação salienta um atributo divino que é a santidade do Senhor quando vemos no versículo 3 "e clamavam dizendo Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos: toda a terra está cheia da Sua Gloria ...", vimos que tal revelação tem o Senhor como o centro dela e a exaltação do seu atributo, esse é o teor principal de qualquer revelação, mostrar a gloria de Deus. Continuando, vemos que após Isaías ter a noção por revelação da santidade de Deus, a única coisa que ele consegue pensar é em sua condição de pecador e de não ser digno de dividir a presença com o Senhor. Verso 5: “Então disse eu: Ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito o meio dum povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! ” Assim que vimos essa postura de Isaias ao reconhecer a sua condição, observamos que esse Deus Santo também é Misericordioso e faz com que um dos serafins voasse em direção a Isaias e levando um brasa em mãos, toca-se a brasa nos lábios e disse-se: “ Eis que ela (a brasa) tocou teus lábios; a tua iniquidade foi tirada, e perdoado o teu pecado” .

Só após a retirada da iniquidade Isaias foi capaz de ouvir a voz do Senhor, ou seja, Deus se manifestou a Isaias, esse viu sua condição de pecador, houve a ação divina do perdão dos pecados e só então Isaias pode ouvir a voz do Senhor e entender seu chamado e se colocar a disposição.

Tópicos a comentar:

Revelação de Deus: toda e qualquer revelação de Deus para ser realmente de Deus, tem que estar em total harmonia com a Palavra Dele, há sempre o propósito de honrar seu Santo nome e a exaltação de Seus atributos.

Reconhecimento da condição de pecador e necessidade de perdão: Deus usa apenas vasos separados, santos e remidos. Deus não se mistura com o pecado, não usa nada errado, métodos errados, pessoas em pecado, ferramentas impróprias. Deus é Santo e Santo agirá sempre.

“Eis-me aqui”

Quando se diz eis-me aqui, tal frase só tem sentido ser dita em uma situação de proximidade da outra pessoa, caso contrário não há sentido nela. Como um soldado pode responder ao seu comandante se ele estiver longe? Logo, “eis-me aqui” reflete uma proximidade, uma comunhão, uma intimidade com Deus. Proximidade, comunhão e intimidade só podem ser obtidos a partir de oração, leitura e Santidade. Não há proximidade sem oração, como falar com alguém se estamos longe dele? Como ter intimidade sem oração? Como ter intimidade sem saber o que Deus quer de nós através do estudo da Palavra Dele? Como estar em comunhão e em intimidade de um Deus Santo sem estarmos em santidade?!  Sem esses pré-requisitos não há como se prontificar a obra de Deus, pois você não estará próximo Dele para ouvir, Ele fala através da Palavra a qual você não lê e sem santidade nem orar você estará orando?!

Como dizer “eis-me aqui” se nem o “aqui na igreja” você está, se nem em 1hora de culto consegue ficar quieto sem mexer no celular, se não tem reverência, não participa, não chega na hora e as vezes nem a Bíblia leva. Devemos sempre pensar que um dia iremos gozar da eternidade com o Senhor, mas acredito que para muitos será enfadonho já que aqui na terra não gostam de falar das coisas de Deus e nelas não dão prioridade.


“Usa-me”
Para ser usado por Deus há critérios Bíblicos que observamos e com toda certeza devemos segui-los. Essa obra tem qual propósito? Edificação da Igreja, Gloria de Deus, Evangelização ou apenas mais uma obra de homens para gloria de homens e para seus prazeres carnais? Trabalhar com jovens para que? Salvar uma geração? Livrar os jovens do pecado e de suas armadilhas? Ter uma nova geração de santos ou apenas para tentar estar próximo das irmãs solteiras ou do pessoal mais descolado ou ser mais popular nas redes sociais??
Além do propósito devemos saber que Deus não usa pessoas em pecado ou que acreditam em falsos ensinamentos. Deus cumpre sua palavra Santa e santa são suas obras. Utensílios do tabernáculo eram ungidos mas não por terem super poderes e efeitos especiais, eram ungidos para demonstrar que eram separados para o uso no tabernáculo, separado dos demais, da mesma forma devemos ser assim também, já que já fomos ungidos pelo Espirito Santo no momento de nossa conversão e agora devemos viver pelo fruto do Espírito e sempre combatendo e mortificando a nossa carne.

“ a mim”
Sempre a primeira obra que devemos  e sempre iremos fazer até o dia de Cristo Jesus, é a nossa santificação e entrega ao Senhor, primeiro pecado que devemos olhar é o nosso, primeira pessoa que devemos avaliar somos nós mesmos, todos os versículos da Bíblia devem primeiro ter efeito sobre nós para depois vermos o próximo. As orientações de Deus são individuais, pessoais e não condicionais, logo, esse “ a mim”, somos nós mesmos, cada um de nós, não tem como fugir.

Existem missões pessoais superimportantes e já à nossa porta que devemos cumprir antes de pensarmos em evangelizar na África ou na China. Assim que nos convertemos já somos chamados a sermos Filhos de Deus, mas também maridos conforme a Palavra de Deus, esposas conforme a Palavra de Deus, filhos conforme a Palavra de Deus
, pais e mães conforme a Palavra de Deus, funcionários ou patrões conforme a Palavra de Deus, alunos conforme a Palavra de Deus, membros da igreja de Deus tanto a espiritual como a física na terra.

Seja Crente na sua casa, seja crente no seu trabalho, seja crente na sua família, seja a luz do mundo, seja o sal da terra, Deus não quer que sejamos bonzinhos, Deus nos convocou a sermos santos, a missão já nos foi dada, a Bíblia está repleta de missões, está repleta de “a quem enviarei...” Basta termos intimidade, oração, leitura e santidade para ouvir e para dizer “envia-me a mim”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

A maior prova do amor é a verdade!

A verdade Bíblica é o pleno exercício do amor, do verdadeiro amor e não do pseudo-sentimento de hollywood que deixa tamanha multidão de p...