sexta-feira, 21 de julho de 2017

Masculinidade e varonilidade....eis a questão! Texto By Pastor Paulo Brasil (meu pai)

Vivemos em um cenário em que os conceitos ficaram fora de uso. Acredito que seja um resultado da extinção da verdades absolutas. Mas, os conceitos são os fundamentos dos argumentos. São eles que trazem clareza a exposição. 
No contexto das Escrituras, não apenas Cristo empenhou-se em oferecer conceitos, mas ao longo de toda a história cristã homens sábios empreenderam esforços para definir e aperfeiçoar as verdades eternas do Senhor. 
No âmbito da masculinidade e feminilidade os conceitos fornecem toda clareza necessária para caminharmos com firmeza. 
Devemos lembrar que os conceitos descritos abaixo, foram criados no Éden, perdidos na Queda e resgatados na Cruz. Portanto, aplicam-se exclusivamente aos santos do Senhor.
Masculinidade. 
O homem, antes de Eva, mesmo que fosse do gênero masculino, pela falta da MULHER, não poderíamos afirmar que nele havia masculinidade. Pois, a masculinidade, é um exercício do homem relacionado à mulher. 
A masculinidade e a feminilidade são resultado do relacionamento entre os gêneros. São padrões estabelecidos por Deus na criação.  
A liderança, a provisão e proteção do homem em relação a mulher garanti-lhe a masculinidade. O homem não desenvolverá masculinidade pela prática de exercícios, emprego, suas habilidades artísticas etc. Tampouco, por suas inúmeras conquistas, sejam materiais, ou não. 
A masculinidade é função do relacionamento com a mulher (não apenas à sua própria esposa). Não importa a idade, desde pequenos, nossos filhos devem ser ensinados o que é ser homem, não é uma opção a masculinidade, é um privilégio dados aos santos. 
Varonilidade. 
É uma exigência após a conversão. O arrependimento sincero abre o caminho da varonilidade. É o crescimento em direção a Cristo. Em todas as áreas da vida. É a aplicação das verdades bíblicas no dia a dia. É a prática do temor ao Senhor: deixar para trás a velha natureza, e revestir-se de Cristo. (é outra nomenclatura para santificação). E se aplica a todas as áreas da vida. Nosso filhos (pequenos) não poderão desenvolvê-la como os adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

A maior prova do amor é a verdade!

A verdade Bíblica é o pleno exercício do amor, do verdadeiro amor e não do pseudo-sentimento de hollywood que deixa tamanha multidão de p...